WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/11/2017 - SMS aumenta o número de atendimentos na prevenção ao Câncer de Próstata

Mais de 2 mil atendimentos agendados, saldo positivo do Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem (22), resultado parcial da ação Novembro Azul, considerado altamente positivo, visto que ainda faltam oito dias para o fim do mês. O secretário Iraci Neto relatou as estratégias unificadas principalmente das equipes da Atenção à Saúde, da Atenção Básica e Atenção Especializada, além de apoio de diversas secretarias da Prefeitura de Uberaba e devido à grande procura, estenderá o prazo para realização de consultas e exames até a primeira quinzena de dezembro.

Nos comparativos da campanha Novembro Azul, em 2015, foram 800 atendimentos e em 2016, cerca de mil atendimentos. A meta para este ano, como informou Neto, foi de 1.200 atendimentos, sendo que até a presente data, já foram realizados e agendados mais de 2 mil atendimentos.  “A iniciativa de manter a população informada e disponibilizar esse atendimento na rede de saúde gerou um resultado acima da expectativa. Podemos triplicar essa ação e trabalhar ainda mais a saúde do homem, que não é ação tão recente, mas precisa ser incentivada”, comemora.

O secretário ainda informou que a campanha será estendida até o início de dezembro, com mais 400 exames e consultas que serão realizadas no Hospital Regional. O trabalho de sensibilização continuará após esse período e o secretário espera ter resultados ainda melhores nos próximos anos. Para fazer o agendamento, o homem pode comparecer às Unidades Básicas de Saúde, por meio de consulta básica e serão encaminhados aos devidos procedimentos.

A equipe da SMS atribui o sucesso do Novembro Azul em Uberaba a diversas ações educativas como palestras, mobilizações em feiras, empresas, praças e comércios, além de busca ativa e parcerias, como a Funel, pedágio com distribuição de panfletos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, saúde bucal, orientações sobre DST, distribuição de preservativos, dentre outros.

Os parceiros da campanha são UFTM, Hospital Hélio Angotti e Hospital Regional, com disponibilização de médicos para realização de exame clínico; Hospital Universitário Mário Palmério (Uniube), com realização de exames de PSA; Facthus, com a Tenda da Saúde e Fundação Municipal de Esporte e Lazer, na praça Por do Sol, que acontecerá no dia 26 de novembro.

As ações específicas ainda seguem o seguinte cronograma: 28 de novembro – Hospital Regional; 02 de dezembro - URS Boa Vista; 05 de dezembro – Hospital Regional e 09 de dezembro - URS Boa Vista.

Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar