WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/11/2017 - Secretário de Saúde participa de reunião em Brasília sobre custeio das UPAs

Secretário de saúde de Uberaba, Iraci José de Souza Neto, participa de reunião na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília sobre a situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos municípios nesta terça-feira (21). A reunião foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de discutir sobre a situação técnica, financeira e estrutural das UPAs. Na reunião, estiveram presentes o Ministro do TCU, assim com a Diretoria da CNM, prefeitos e representantes do Ministério da Saúde.
 
Entre os problemas identificados em relação às unidades estão o financiamento da saúde e principalmente a dificuldade de custeio das unidades e estrutura física. Uma câmara técnica foi criada para discutir uma solução rápida.
 
De acordo com Iraci, a solicitação de Uberaba foi para que o Governo Federal reforce o custeio das UPAs do município. “Atualmente recebemos 800 mil do governo federal, mas temos um investimento mensal de quase R$2 milhões e 800 mil no funcionamento das nossas unidades de pronto atendimento. Tem municípios que estão com obras para serem entregues, mas falta estrutura para funcionarem”, explica o secretário. 
 
A câmara técnica também vai tratar de assuntos como UPAs regionalizadas, que atendem mais de um município e encaminhamentos para destravar ações burocráticas que emperram o funcionamento de unidades que estão prontas, mas não tem estrutura material ou humana para funcionar.
 
O secretário de Saúde de Uberaba também aproveitou a oportunidade para conversar com o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis Figueiredo, sobre a produção inicial do Hospital Regional. “Discutimos os atendimentos dessa primeira etapa, o envio de relatórios para comprovar a produção e o custeio da próxima etapa de abertura de leitos do HR para a nossa região”.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar