WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/11/2017 - Ações Borboletas no Asfalto conscientizam sobre trânsito em Dia Mundial em Memória às Vítimas

Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio da Seção de Educação no Trânsito, promove ações de conscientização em comemoração ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, no dia 21, terça-feira. As atividades contam com a parceria da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsan" (Feti), Superintendência de Trânsito, Guarda Municipal, Defesa Civil, Samu, Conselho Comunitário de Segurança Pública da Área Integrada de Segurança Pública (Consep Aisp) do Abadia e Centro, Liga do Trauma, Sest – Senat, Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), Fundação Cultural, Corpo de Bombeiros e 4º Batalhão da Polícia Militar.
 
Hélio dos Reis Santos, chefe da Seção de Educação no Trânsito, explica que as ações buscam alertar a população sobre locais onde há grandes riscos de acidente, chamar a atenção para os perigos no trânsito e homenagear as vítimas. As ações começam no dia 21, às 10h, com uma homenagem às vítimas, na Avenida Vital de Negreiros, bairro Fabrício, onde será pintada a 1ª borboleta do projeto Borboletas no Asfalto, em que borboletas amarelas serão pintadas no asfalto da cidade onde ocorreram acidentes de trânsito graves ou com vítimas até o final do mês. 


“As borboletas são um símbolo para as pessoas que passarem por ali saberem que é preciso tomar cuidado, respeitar as regras. Começamos o ano passado, com borboletas brancas, e como os acidentes continuam acontecendo, continuamos esse ano e vamos reforçar as borboletas do ano passado também”, destaca Hélio. A tinta, pincéis e rolos utilizados nas ações foram doados por empresas que abraçaram a campanha.
 
Na quarta-feira (22), será realizada a Caminhada em Memória às Vítimas do Trânsito, com saída às 15h30 com alunos da Feti, da Rua Equador, 49, no bairro Fabrício e encontro na Praça Governador Magalhães Pinto, para uma “Roda de Reflexão”. Esta Roda contará com oração, música e terá espaço aberto para quem quiser falar sobre o dia ou sobre alguém que conhece e foi vítima de acidente. Cruzes brancas também serão colocadas no local para simbolizar as vítimas.
 
Já no dia 24 de novembro, a Seção de Educação no Trânsito realiza uma palestra na Escola Estadual Carmelita Carvalho Garcia, às 15h30, com o tema “Educação para o Trânsito – Educação para a Vida”. “Fizemos um giro durante as ações deste ano: enquanto homenageamos os que já foram, educamos nossos futuros motoristas para que eles levem essa mensagem para suas famílias, conscientizem seus pais e aprendam desde cedo. É uma campanha que vai servir de lembrete para quem ainda está vivo”, esclarece o chefe de Educação no Trânsito.
 
Outra ação dentro do cronograma é a doação de sangue voluntária. Hélio conta que, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, acontecem uma média de 4 acidentes por dia em Uberaba, e que a maioria envolve motociclistas. “Queremos aproveitar e pedir à população, para que quem puder, que doe sangue no Hemocentro, nossa equipe também vai doar, pois faz falta, principalmente para as pessoas acidentadas, que se machucam gravemente e precisam dessa ação para viver. É muito importante”, ressalta Hélio.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar