Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Transporte Coletivo

31/10/2017 - Sistema BRT de Uberaba atrai a atenção de um dos maiores institutos de Transporte e Desenvolvimento do mundo

O superintendente de Transporte Coletivo da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Claudinei Donizete Nunes, recebeu na última semana Ulises Navarro, diretor de Transporte Público para a América Latina do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Na visita, Ulises teve o objetivo de conhecer pessoalmente o sistema BRT de Uberaba, que chamou a atenção do instituto por ser um dos mais bem avaliados pelos usuários.


De acordo com Ulises Navarro, Uberaba é um dos sistemas no Brasil que tem a maior satisfação do usuário no Brasil. “O usuário do transporte público em Uberaba vê o sistema como confiável e conveniente. Aqui o transporte público tem prioridade nas avenidas mais importantes, o BRT tem faixa dedicada e assim é possível conseguir uma boa pontualidade e conveniência para o usuário. Então viemos para congratular a cidade pelo bom trabalho que têm feito”.


Outro destaque é que, segundo ele, existe interesse em replicar ideias do sistema desenvolvido em Uberaba em outras cidades médias do Brasil. “Os usuários de outras grandes e médias cidades geralmente não estão satisfeitos com o serviço, e aqui em Uberaba temos uma satisfação muito mais alta que no resto do país. Temos que olhar o que acontece aqui e não acontece em outros locais”, pontua Navarro. “Todo sistema tem problemas, mas vemos que a equipe da Prefeitura de Uberaba está fazendo um bom trabalho”.


Para Claudinei Nunes, a visita do ITDP para conhecer o BRT em Uberaba é uma honra e um momento para troca de experiências, visto que o instituto é uma referência mundial na área de transporte público. “Nós estamos no caminho certo, sabemos que ainda tem muitas coisas a serem melhoradas. Mas com o apoio do ITDP e de outros órgãos brasileiros, o objetivo é oferecer um transporte de cada vez mais qualidade e eficiente para os usuários”, esclarece o superintendente de Transporte Coletivo.


Avaliado em 2016 pelo ITDP, através do Padrão de Qualidade de BRT, o corredor de BRT VETOR de Uberaba recebeu o selo Prata. Os corredores de BRT de mais alta pontuação são classificados nos rankings Ouro, Prata, Bronze e Básico. Os elementos que recebem pontos no Padrão de Qualidade de BRT são avaliados em uma grande variedade de contextos, não só pelo ITDP mas também pelos maiores especialistas técnicos em BRT do mundo.


Ulises Navarro é diretor de Transporte Público para a América Latina do ITDP, com quase 30 anos de experiência na área de transporte público. Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Nebraska-Lincoln e mestre em Planejamento Urbano e de Transportes, nos últimos 20 anos tem dedicado sua carreira a promover o transporte público no lugar do transporte individual. Em 2012 ele iniciou sua atuação no ITDP junto aos escritórios da América Latina.


A ITDP tornou-se, ao longo dos 30 anos de atuação, uma das organizações que lideram atualmente o debate, as ações e políticas para a promoção de transportes sustentáveis ​​em todo o mundo. O instituto atua em conjunto com governos e organizações da sociedade civil para apoiar, desenvolver e ampliar políticas de transporte sustentável, além de identificar, documentar e disseminar boas práticas relacionadas a planejamento urbano e de transportes.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU  

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub