Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

25/10/2017 - Ações do Outubro Rosa seguem em diversas unidades municipais

Mais uma parceria de sucesso fecha o Outubro Rosa, mês escolhido para os cuidados das mulheres com a saúde, principalmente, com a prevenção ao câncer de mama. No Cemea Boa Vista, dia 30 de outubro, das 14h às 16h e das 19h às 21h, acontecerão diversas ações, como sorteio de consultas com o mastologista Leandro de Vito, orientações sobre a prevenção ao câncer de mama, aferição de pressão, medição de glicose, maquiagem, corte de cabelo e escova.


Para essas atividades, a diretora Keila Beatriz fez parceria com a Escola de Cabeleireiros Triângulo, o médico Leandro de Vito e a escola Cebrac e espera a participação da comunidade em geral. Ela lembra que o evento é social, mas também educativo, pois faz parte de ações da Secretaria de Educação em promover a educação do cidadão como um todo.  “É importante lembrar que os cuidados com a saúde também devem ser preventivos e passam não só por exames e diagnósticos clínicos, como também pela autoestima das mulheres. Por isso, chamamos os parceiros da área de beleza para compor esse dia simbólico aqui no Cemea”, diz.  O Cemea fica na Av. São Paulo, 1.101 – Bairro Amoroso Costa.


Já a Secretaria de Saúde promove atividades para chamar a atenção da população para prevenir o câncer de mama nas Unidades de Saúde do município durante todo o mês em comemoração ao Outubro Rosa.  Coletas de exame papanicolau, entrega de pedidos de mamografia, palestras sobre saúde da mulher, câncer de mama e câncer de colo do útero estão entre as ações realizadas nas unidades.
 
Sheron Hellen da Silva, chefe de departamento da Atenção Especializada, destaca que os exames são realizados o ano todo, mas que as ações pontuais dentro das unidades são para conscientizar e promover os cuidados na prevenção à doença. “Aproveitamos o mês de alerta para reforçar a mensagem e incentivar as mulheres de 50 a 69 anos a realizarem os exames”, explica Sheron. Mulheres fora dessa faixa etária passam primeiro pelo clínico e, se houver necessidade, são encaminhadas para o mastologista e para realizar os exames.
 
Entre as ações dos próximos dias, está o evento “Culinária saudável”, na USF Beija-Flor, nesta quarta (25), às 14h30, onde serão feitas receitas saudáveis, com ingredientes comuns, em conjunto com os usuários da unidade. Neste mesmo dia, na UMS Professor Aluízio Prata, será realizado um Dia da Beleza, a partir das 13h, com demonstração de limpeza de pele e sorteio de brindes.
 
Palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, sorteios de brindes, atividades de alongamento, palestras de educação em saúde com temas voltados para Saúde da Mulher e confraternizações também estão entre as atividades realizadas nesta reta final do Outubro Rosa, além das solicitações de exames.
 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub