WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

17/10/2017 - Prefeitura cria Grupo de Reação a Desastres - GREDE

 A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Sedest criou um Grupo de Reação a Desastres - GREDE, que terá como objetivo atender e dar respostas a desastres que venham a ocorrer no município. O grupo deverá será acionado todas as vezes que houver desastre ou outro efeito adverso que possa colocar em risco toda ou parte da população municipal e/ou possa causar prejuízos econômicos, ambientais e sociais.

Além da Sedest, o grupo será composto por representantes da Defesa Civil, da Procuradoria Geral do Município, Chefia de Gabinete, COHAGRA, Centro Operacional de desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – CODAU, e as secretarias de Serviços Urbanos, Governo, Administração, Planejamento e Gestão Urbana, Educação, Desenvolvimento Social, Obras, Meio Ambiente, Finanças, Comunicação, Agricultura, Saúde e do SAMU.

O intuito é ter em cada secretaria uma equipe preparada para atuar diante qualquer acontecimento de causas naturais e/ou tecnológicas que afetem a normalidade do funcionamento social e, por extensão, provoque danos e prejuízos à sociedade, afetando a economia, ecossistemas, estruturas básicas e desenvolvimento humano.

Serão realizadas ações de prevenção de desastres, preparação para emergências e desastres e resposta aos desastres e reconstrução. O Grede deverá atuar no pré-desastre, no desastre propriamente dito e na desmobilização.

O grupo que comporá o Grede foi anunciado no último Porta Voz nº 1552, do dia 11 de outubro. Os nomeados deverão elaborar um Plano de Contingenciamento de Riscos que irá estruturar os procedimentos da operação de resposta ao desastre. O plano a ser elaborado deverá estabelecer ações de socorro com salvamento, atendimento pré-hospitalar, evacuação e transporte, ações de assistência às vítimas com abrigo, doações, assistência médica, atendimento ambulatorial e hospitalar, além ações de reabilitação de cenários com desobstrução das vias, reestabelecimento da energia elétrica, fornecimento de água potável, entre outros.

Jorn. Natália Melo

Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar