WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/10/2017 - LIRAa começa nesta segunda-feira

Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de outubro de 2017 inicia nesta segunda-feira (16) em Uberaba. Realizada por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, cerca de 140 agentes de combate a endemias (ACEs) percorrerão 5.441 quarteirões, visitando 7.360 imóveis até a sexta (20).
 
Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, reforça que é importante os moradores permitirem a entrada dos agentes nas residências, pois o levantamento auxilia no direcionamento das ações de controle. “Todos os agentes estarão com uniforme e bolsa amarela com a logomarca da PMU e crachá, mas se mesmo assim a população tiver dúvidas sobre a identidade do agente, pode pedir o nome dele e ligar para o departamento, no 3317-4660, e confirmar”, ressalta Lara.
 
O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti  e identificar os criadouros predominantes. Para a realização do LIRAa, o município é dividido em estratos, cada um contendo de 9 a 12 mil imóveis.  Em Uberaba, são 14 estratos.
 
Os quarteirões são selecionados por um programa de computador, o qual indica quantos e quais os quarteirões a serem trabalhados. Em cada quarteirão, são pesquisados um a cada cinco imóveis.
 
Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Em outubro de 2016, o índice de infestação do município foi de 1,6%.

Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar