WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/11/2009 - Encerramento de curso de capacitação sobre dengue movimenta Cemea Abadia

Encerramento de curso de capacitação sobre dengue movimenta Cemea Abadia Encerramento de curso de capacitação sobre dengue movimenta Cemea Abadia Encerramento de curso de capacitação sobre dengue movimenta Cemea Abadia

Realizado nesta sexta-feira (27), no Centro Municipal de Educação Avançada “Cairo Theodoro Baptista”, o encerramento das atividades do Curso de Capacitação Para Professores: “Projeto de Enfrentamento à Dengue e Saúde Animal”, que apresentou os trabalhos executados por alunos e professores das escolas municipais, no ambiente educacional e comunitário. Todo o projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura, a Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais (Seppai), a Universidade de Uberaba e a Fundação Educar DPascoal.

Neste dia 34 escolas municipais participaram do evento. Segundo a Coordenadora do Núcleo de Educação do Departamento de Controle de Zoonoses, Cristina Maria Cesar, o objetivo do projeto era capacitar os professores para serem agentes multiplicadores de conhecimento entre os alunos, atingindo então, os pais e familiares que convivem na comunidade, com o foco em dengue e posse responsável de animal. Foram capacitados 38 professores que participaram de 6 módulos entre os dias 24 de julho e 19 de agosto. Após esta etapa todos desenvolverão ações nas escolas e nas comunidades.

A Escola Municipal São Judas Tadeu realizou um trabalho de mobilização social com a entrega de kits de materiais educativos sobre dengue e posse responsável de animal. “Nas salas de aulas os alunos aprenderam mais sobre os temas desenhando e com as montagens do mosquito Aedes aegypti. Além disso, trabalhamos com a coleta seletiva na parte de ciências e com a contagem desses materiais nas aulas de matemática”, explica a Diretora Andrea Beatriz Teixeira. Já a Escola Municipal Celina Soares de Paiva, desenvolveu jogos educativos, entre eles, a “torrinha”, que mostra as formas de prevenção e o controle da dengue. “Além desse, fizemos um quebra cabeças do mosquito da dengue, do tamanho de uma mesa. Trabalhamos também com o jogo do “Pneu Chorão”, que mostra a questão da consciência ambiental entre os alunos de 04 a 14 anos”, explica a professora Miriam Veneziano Bosco.

Para o veterinário da Seção de Animais de Pequeno Porte, da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Abel Domingues, esta é uma forma de sensibilizar as crianças e fazer com elas quebrem paradigmas em relação à posse responsável de animais. “Temos que ter a consciência que a responsabilidade do animal não é dos outros, mas é do proprietário. As crianças aprendem com rapidez e cobram mudanças nos hábitos dos pais e vizinhos”, destaca. Este foi o primeiro ano em que se trabalhou a questão da saúde animal. Segundo o veterinário, foi muito bem aceito entre os participantes do curso de capacitação. Pensamento reforçado pela Técnica da Seppai. De acordo com Glaucia Garcia dos Santos, ações como estas propõem as mudanças nos hábitos e envolvem a participação popular nas causas do projeto. “Acreditamos na formação das crianças como agentes multiplicadoras e também na articulação entre todas as secretarias e demais órgãos”.

O Diretor do DCZ, André Luis Ribeiro, acrescentou que esta é uma forma de chamar a atenção de todos, “pois a população tem que contribuir com o poder público para que se tenha uma cidade mais saudável”. A Diretora do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Edilene F. Leal, lembrou que em 2006, na época em que Uberaba viveu uma epidemia de dengue, as ações de mobilização nas escolas e nas comunidades ajudaram a controlar o mosquito transmissor da doença. Hoje, com os módulos voltados para saúde animal mostra um crescimento nas ações.

“A equipe está mais madura e todos veem como algo muito importante para a sociedade. Agora o nosso próximo passo é agregar outras escolas como as estaduais e privadas, pois a saúde pública envolve a todos”, explica a diretora. Durante o evento, que contou com a participação dos representantes da Gerência Regional de Saúde de Uberaba e das Secretarias de Saúde e Educação, foram entregues os certificados do curso aos professores. Na ocasião, foi lembrado que neste sábado, dia 28, acontece o Dia “D” nas escolas municipais, onde as mesmas realizarão algum tipo de ação nos bairros a qual elas pertencem.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar