WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais

27/11/2009 - CTA inicia mobilização para o Dia Mundial da Luta Contra AIDS

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) inicia as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra AIDS neste sábado (28), em uma ação desenvolvida pela Escola Municipal Sitio do Pica-Pau Amarelo e Cemei Tutunas, na Praça Evandro Pereira, no bairro Tutunas, das 8h às 12h. No domingo à noite, o público alvo são os frequentadores dos bares universitários e familiares da cidade. As ações ao dia mundial retornam na terça-feira (01), no Calçadão da Rua Arthur Machado, com stand educativo.

Neste ano, a campanha trabalha com o seguinte tema: “Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não”. De acordo a gerente do CTA, Maria Clara Vasconcelos, os servidores públicos realizarão um trabalho de conscientização entre os frequentadores da ação na praça do bairro Tutunas, com a distribuição de materiais educativos e camisinhas. Já no domingo, a rota será nos bares com maior movimentação, localizado nos bairros: Universitário, Santa Marta, Fabrício e Estados Unidos. “Vamos abordar todas as faixas etárias para alertar sobre o uso da camisinha no sexo seguro e sensibilizar em relação ao preconceito.

Pois, realmente, a AIDS tem tratamento e o preconceito não. E ainda a melhor forma de prevenção é o uso de preservativo”, destaca a gerente. Na terça-feira, será a data de comemoração da campanha, e a equipe estará no Calçadão, das 8h às 12h, com as mesmas ações dos dias anteriores. Segundo Maria Clara, Uberaba foge da estatística nacional, onde o número de contaminações entre as mulheres já está no mesmo nível que os homens.

“Em Uberaba ainda prevalece a maior contaminação entre os homens”, explica e acrescenta que as pessoas sabem das formas de contaminação, de prevenção e têm acesso à camisinha, porém não estão preocupadas com o uso preventivo. “Constatamos isso nos pré-testes que realizamos quando as pessoas procuram o CTA para realizar a sorologia. E isto é, em todas as faixas etárias”.

Em 2008, dados apontam que foram realizados 5.010 sorologias. Desses 3.048 foram espontâneos, ou seja, quando homens e mulheres procuram a unidade sem indicação médica, e 1.962 gestantes, que são orientadas a realizarem devido ao pré-natal. Entre os espontâneos as mulheres lideram a lista com 1.606 sorologias. Já os homens contabilizaram 1.442 exames. Ainda em 2008, foram confirmados 23 casos positivos para HIV, sendo 11 homens, 10 mulheres e 02 gestantes. Ainda, 49 pessoas não buscaram o resultado e por isso, não fizeram a sorologia confirmatória.

Desses, 25 são homens, 23 mulheres e 01 gestante. “Não podemos falar que eles são soro positivo por que não vieram buscar o resultado e assim não refizeram a sorologia”, frisa Maria Clara. A faixa etária de maior incidência está entre 20 a 49 anos. “É importante ressaltar que tanto o portador quanto o doente podem ter um convivo tranquilo na sociedade, por isso temos que acabar com o preconceito. Eles podem ter uma vida sexual ativa, desde que se usem o preservativo”, finaliza.

 
 
 

Outras Notícias: Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais



Voltar