WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais

01/02/2013 - Programa Municipal de DST/Aids comemora este mês 14 anos de existência.

Inaugurado em fevereiro de 1999, o Programa Municipal de DST/Aids comemora este mês 14 anos de existência. Sempre levando a toda população de Uberaba-MG a informação sobre prevenção das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, além da testagem para as sorologias de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. As gestantes atendidas na rede municipal de saúde de Uberaba ainda contam com toda cobertura de seus exames pré-natal .

O Programa Municipal de DST/ Aids de Uberaba, antes chamado de Coordenação Municipal de DST/ Aids, foi implantado em 1999 com a criação do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, através de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e o Ministério da Saúde, visando a implantação do projeto de controle das DST/Aids e Hepatites Virais.
A exemplo dos demais Centros existentes no Brasil, tem como principais objetivos: Expandir o acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV;  Contribuir para a redução dos riscos de transmissão do HIV; Estimular a adoção de práticas seguras; Encaminhar as pessoas HIV - positivas para os serviços de referência, auxiliando os usuários no processo de adesão aos tratamentos antirretrovirais; Absorver a demanda por testes sorológicos nos bancos de sangue;  Estimular o diagnóstico das parceiras sexuais;  Auxiliar os serviços de pré-natal para a testagem sorológica de mulheres e gestantes; Prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros; Levar informações sobre prevenção das DST/ HIV/ Aids e do uso indevido de drogas para grupos específicos.
Além disso, o Programa Municipal de DST/Aids de Uberaba executa uma série de projetos, tais como: Projeto Adolescente, Projeto Profissionais do sexo, Projeto Caminhoneiros, Projeto Homens que Fazem Sexo com Homens e Mulheres que fazem sexo com Mulheres e o Projeto CTA Móvel: Levar a testagem e aconselhamento do HIV, Sífilis, Hepatites B e C a toda população em seus locais específicos: Comunidades terapêuticas, serviços, eventos em massa e comunidade por intermédio da Unidade Móvel de Coleta.
Outro serviço do Programa é o SAE, o Serviço de Assistência Especializada. Este é dividido em 04 ambulatórios sendo, ambulatório de infectologia geral, ambulatório de hepatites virais, ambulatório de DST's, ambulatório de violência sexual e acidentes ocupacionais e ambulatório de HIV/ Aids. O objetivo deste é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários por meio de uma equipe multiprofissional: médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêutico, nutricionista, assistentes sociais, educadores, odontólogos, entre outros.
Venha comemorar conosco nossos 14 anos de existência e conhecer suas sorologias. Afinal, quanto mais cedo você descobrir que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso no tratamento. A Aids por enquanto não tem cura, mas o tratamento permite viver bem, por muito tempo. Se você tem o vírus do HIV, além de não se tratar pode transmitir o vírus voluntariamente. O teste é gratuito e está disponível no CTA.
Procure-nos:
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE:
Segunda à Sexta: 07 às 17 horas
Horário para Coletas:
Gestantes e demanda espontânea: Segunda à Sexta: 07 às 10h30.
Horário Especial Noturno: Quarta-feira: 17 às 20h30 (a partir de fevereiro de 2013).
Horário de Atendimento do SAE: Segunda a Sexta – 07 às 17 horas.

"Fazer o teste de aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde".

 

Procure o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento

Rua Marechal Deodoro, 166 - São Benedito - CEP.: 38022-170

Uberaba-MG - TelFax.: (0xx34) 3333-7787

email: cta@uberaba.mg.gov.br








 
 
 

Outras Notícias: Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais



Voltar