WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/09/2017 - Uberaba participa de pesquisa da Fiocruz sobre resistência do Aedes aos inseticidas

Município de Uberaba participa de pesquisa sobre a resistência das populações de mosquito à inseticidas em cada região do Brasil nos meses de setembro e outubro. A pesquisa é desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o intuito é desenvolver estratégias de uso eficientes e seguras desses inseticidas.
 
Em todo o Brasil, foram selecionados 143 municípios para participarem da pesquisa. Em Minas Gerais, além de Uberaba, outros 09 municípios irão participar deste monitoramento: Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Varginha.
 
Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que os municípios são oferecidos a oportunidade de participar na pesquisa de acordo com critérios da Secretaria de Estado de Saúde e que os dados de todo o estado são baseados nessas cidades. “Nós temos que enviar os nossos mosquitos para a pesquisa, então quando os dados estiverem prontos, teremos informações específicas de Uberaba. Isso vai impactar no próximo ano na continuação do uso do inseticida ou na troca, então é muito interessante para Uberaba estar nessa pesquisa”, destaca Lara.
 
Os critérios para a escolha dos municípios foram índices de infestação pelo vetor suficiente para a realização da coleta de ovos; histórico de transmissão de dengue importante; regiões de fronteira com outros Estados e capacidade operacional para realizar as coletas.
 
Para estudar a resistência, é preciso coletar ovos de Aedes aegypti. Em Uberaba, serão colocadas 165 armadilhas (ovitrampas) em pontos estrategicamente selecionados. Os agentes de combate a endemias receberam treinamento no começo de setembro e contam com a parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS).
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar