WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/09/2017 - PMU realiza mesa redonda na Semana de Prevenção ao Suicídio

Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, realizam Mesa Redonda com o tema "Estratégias de Prevenção ao Suicídio?" nesta quinta-feira (14) às 09h no anfiteatro no Centro Administrativo da PMU. O evento faz parte das ações da Semana de Prevenção ao Suicídio do município, que ocorre entre os dias 11 e 15 de setembro.
 
A psicóloga convidada é Maria Letícia Wierman, Psicóloga pela USP, psicanalista membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, mestre em Psicologia, convidada através do CRP. Como psiquiatra, o evento conta com o Dr. Renato Oliveira, cuja atuação se dá junto a crianças e adolescentes. Como autoridade sanitária, a convidada é Edinel Conceição de Ávila, da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba.
 
Segundo Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial de Uberaba inicialmente serão apresentados dados oficiais de suicídios e tentativas da SRS, órgão responsável pelas notificações. “Após, iremos discutir o manejo desses casos, além do aumento significativo no sofrimento e transtorno mental, que leva à automutilação e às tentativas de suicídio, que é uma demanda trazida pelo grupo de psicólogas que atuam junto às escolas. Temos tido muitas ocorrências tanto na Atenção Básica quanto no CAPS infantil, que é o CRIA”, explica Marçal.
 
Estarão presentes no dia os profissionais atuantes na Rede de Saúde Mental do Município, como psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais da atenção básica, além das equipes dos CAPS. Os trabalhadores da educação também participarão.
 
Marçal explica que a intenção é trazer a escola para evitar o agravo dos casos.  “Queremos atuar na prevenção e intervenção, para que as escolas consigam agir com vistas a desenvolver gradativamente nos alunos manejo da dor e do sofrimento, para evitar as tentativas e consumação do suicídio”, esclarece. 
 
O evento é aberto para qualquer pessoa interessada e não é necessária a inscrição prévia. Além da mesa, durante a semana serão realizadas palestras em salas de espera, trabalho com as equipes das unidades na educação continuada semanal, reforço do tema nos grupos terapêuticos, trabalho dentro das escolas do território em que atuam com alunos e equipe, dentre outras ações.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar