WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/09/2017 - Servidores da Zoonoses passam por capacitação para o LIRAa

Servidores do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses passam por treinamento em preparação para o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de outubro. A capacitação acontece de segunda (04) a quarta-feira (06) com coordenadores da Vigilância Epidemiológica estadual.
 
Segundo Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses serão capacitados os coordenadores dos agentes de zoonoses das equipes de combate ao Aedes, um digitador, que é responsável por lançar os dados no sistema e uma pessoa do setor de Educação em Saúde. “Já estamos nos organizando para a realização do LIRAa, que provavelmente será na segunda quinzena de outubro. Ainda estamos fechando a data para divulgar”, explica Lara.
 
O levantamento é uma ferramenta para identificar os domicílios com focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o Aedes, onde estão esses focos e quais os tipos de criadouros mais encontrados para orientar os trabalhos em Uberaba.
 
Os índices do LIRAa indicam a possibilidade de surto de dengue no município. Se o índice for inferior a 1%, a condição está satisfatória, de 1% a 3,9% está em situação de alerta e superior a 4% há risco de epidemia.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar