WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/09/2017 - PMU inaugura Farmácia Solidária e nova sede da Central de Ambulâncias nesta quinta-feira

Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura Farmácia Solidária e nova sede da Central de Ambulâncias nesta quinta-feira (31), às 10h30, na Praça Augusto Lemp, 750, bairro Mercês, em frente ao cemitério São João Batista. Um dos principais benefícios do novo endereço é a localização estratégica em relação ao Hospital Regional, a ser inaugurado no dia 4 de setembro.
 
“Estamos cumprindo o que a população determinou que o gestor faça, que é cuidar da saúde das pessoas e aos poucos estamos avançando nos serviços prestados. Vamos conseguir atender muito gente, aproveitando também o que fica em casa, está dentro do prazo de validade e não usamos. E uma iniciativa formidável, pois agregamos aqui a parte social e também técnica pois agora, o Distrito II de Saúde também tem a farmácia popular. Também gera economia, pois a unidade está em prédio próprio”, disse Piau.
 
O secretário de Saúde Iraci Neto, destacou que a farmácia tem como foco a questão social, sendo tudo feito dentro da legalidade, seguindo as normativas da Anvisa, bem como reforçou a questão de economicidade, pois a antiga Farmácia Popular despendia o valor do aluguel, sendo R$ 60 mil/ano, que agora serão utilizados para novos investimento na Saúde. No tocante a Central de Ambulância, o foco da mudança foi para melhorar a logística, mas que também teve impacto na economia. “Todos equipamentos foram importantes nos locais em que estavam, mas o momento é para economicidade e gestão eficiente. E é isso que o prefeito nos pede e estamos fazendo. Política Pública de Saúde é cara e temos que trabalhar com eficiência, resultado, economicidade e com bom atendimento ”, disse.
 
Gabriela Vizzotto, farmacêutica responsável do Departamento de Assistência em Farmácia, destaca a ampliação na oferta de medicamentos gratuitos e a implementação de cobertura assistencial para muitos bairros da região. “Nós já tínhamos um planejamento para ter mais uma farmácia básica, além das outras seis que já temos. Como a Farmácia Popular foi fechada pelo Governo Federal, aproveitamos para padronizar a lista de medicamentos atual com a lista dos itens que eram oferecidos na Farmácia Popular”, explica Gabriela. Somando as duas listas, serão ofertados 135 itens para a população, foram os medicamentos doados. A Farmácia Solidária, inicialmente, atenderá de 12h às 18h.
 
Os medicamentos que serão doados pela Farmácia Solidária à população serão obtidos a partir de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos do município. O material recebido a partir de doações passará por uma triagem e, posteriormente, será disponibilizado aos interessados. Para receber os medicamentos gratuitamente será necessária a apresentação da receita médica, documento e cartão do SUS.  “Também será feito um cadastro de procura de medicamentos que não são disponibilizados pelo município e pelo estado. Quando medicamentos deste cadastro chegarem à Farmácia Solidária por meio de doações, entramos em contato com as pessoas”, conta Gabriela.
 
Mônica Yamauchi, responsável pela Central de Ambulâncias, explica que o novo local oferece um espaço maior, com mais conforto para que um serviço com mais qualidade seja prestado à população. “Com o novo espaço, mais amplo, podemos atender melhor os pacientes que precisam desse serviço, que são as pessoas que têm dificuldade em se locomoverem em outros transportes. Pacientes de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, pacientes que receberam alta de hospitais ou realizam tratamento em outras cidades e estados, como Belo Horizonte – MG, Brasília - DF, Barretos – SP”, ressalta Mônica.
 
O presidente Luiz Humberto Dutra, destacou a importância da iniciativa, que visa à qualidade de vida para a população, bem como uma gestão eficiente de recurso público. Ele destacou que a Câmara é parceria da prefeitura, nas ações importante para a comunidade.
 
Para mais informações sobre os serviços da Central de Ambulâncias, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (34) 3336-6369. O horário de atendimento é das 7h às 18h.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar