WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/08/2017 - Laboratório Macrorregional poderá ampliar diagnósticos

Prefeito garantiu que apresentará PL à Câmara renovando o Termo de Uso do espaço por mais 30 anos.

O prefeito Paulo Piau, o secretário de Saúde de Uberaba, Iraci Neto e o Superintendente Regional de Saúde Ivan José Silva, receberam na manhã de hoje (22), o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, que apresentou projeto de renovação da estrutura do Laboratório Macrorregional, funcionando em espaço cedido pela prefeitura, em frente ao Hospital Regional José de Alencar.


Acompanhado da diretora da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Marluce Oliveira, Rodrigo Said especificou ao prefeito a necessidade de parceria, com proposta de ampliação, que será submetida à aprovação em plenário na Câmara Municipal, sob Termo de Uso para utilização do espaço.


O subsecretário explicou também que a visita teve o objetivo de discutir estratégias para o aprimoramento e ampliação dos serviços ofertados, inclusive com um projeto e cronograma de obras que deve ser apresentado em 90 dias. “Avaliaremos a possibilidade de qualificar demandas relacionadas à Vigilância não somente de Uberaba, mas de outras unidades regionais, como de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Unaí e Patos de Minas”, considera.


Piau aprovou a proposta, porém deixou claro que é preciso um olhar diferenciado para as necessidades de Uberaba, principalmente com a abertura do Hospital Regional, em que o foco é dar mais agilidade aos procedimentos de saúde do município e da região. Neste contexto, o HR, que tem um laboratório de análises clínicas, poderá contar com a referência do macrorregional, ligado à Fundação Ezequiel Dias, fortalecendo o diagnóstico.


O Laboratório Macrorregional tem papel fundamental de diagnóstico de algumas etiologias frequentes na região, principalmente das arboviroses, durante as sazonalidades de dengue, e com diagnóstico de pacientes com aids e tuberculose, além de outros serviços. “Com a parceria, pretendemos qualificar os serviços já realizados e ampliar outras análises e processos de trabalho com Uberaba e região”, finaliza Said.


O superintendente Ivan ressalta a adequação como um ponto positivo não somente para o Triângulo Sul, como também para outras regiões, como o Noroeste, com a ampliação da demana.


Iraci Neto confirmou ao prefeito a necessidade de fortalecimento de Uberaba como polo de saúde da região e, consolidando a parceria, poderá agregar mais ao Hospital Regional, que tem como foco aliviar o atendimento de média complexidade para liberar leitos no Hospital de Clínicas de alta complexidade.


Se aprovada na Câmara, a cessão do espaço do município para a continuidade do funcionamento do Laboratório Macrorregional será de 30 anos. Nos próximos dias, Said e Marluce estarão visitando as instalações do HR com o secretário Iraci Neto, acertando as ações pontuais sobre outros projetos da área para Uberaba.

Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar