WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/08/2017 - Faixa etária para imunização contra HPV é ampliada

Faixa etária para imunização contra o HPV quadrivalente é ampliada a partir desta segunda-feira (21) em Uberaba. Quem procurar a rede municipal de saúde, com idades entre 15 a 26 anos, já terá direito à vacina, devido novas orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em função dos estoques disponíveis nos serviços de vacinação.
 
Devem ser vacinados indivíduos de ambos os sexos. O esquema vacinal para esta faixa etária consiste em três doses: a primeira dose, a segunda dose, dois meses após a primeira, e, seis meses depois da primeira dose, a terceira. A rotina nos grupos prioritários será mantida em duas doses e fortalecida nas faixas etárias preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.
 
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, o motivo para a diferença nas quantidades de doses é a idade com que a pessoa entra em contato com o vírus da vacina. “A intenção de vacinar os meninos e meninas cedo é para conseguirem produzir os anticorpos com mais eficiência. Por essa razão, o grupo entre 15 e 26 anos precisa de uma dose a mais para garantir a imunização”, explica Rannieri.
 
Os grupos prioritários preconizados no Calendário de Vacinação são meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos e homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV/Aids. Para garantir a continuação do esquema vacinal na faixa etária ampliada, os dados referentes a doses aplicadas serão encaminhados à Coordenação Geral do PNI para que possam ser calculadas e enviadas posteriormente as doses complementares.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar