WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/08/2017 - Rede de Atenção à Saúde atenderá em torno de 170 mil usuários na Atenção Básica

Mais de 200 nomeações serão publicadas no Porta-Voz desta sexta-feira, para reforçar as ações e serviços da SMS, como outras secretarias municipais

O prefeito Paulo Piau e seus secretários municipais Iraci Neto e Rodrigo Vieira, Saúde e Administração respectivamente, anunciaram nesta sexta-feira (4), o pacote de ações e serviços para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde no município. Através de emendas parlamentares do deputado Estadual Tony Carlos, deputado Federal Marcos Montes, Aelton Freitas e Marcelo Aro, em equipamentos médicos hospitalares e mobiliários, construção e custeio do fortalecimento da Atenção Básica.


“A Secretaria de Saúde começa com uma visão técnica de enxergar os problemas e buscar soluções, aplicando recurso na atenção básica, pois temos que investir 60% dos recursos na básica e 40% na especializada, para que não se crie a indústria da doença. Isso significa prevenir e colocar a saúde em Uberaba nos eixos e agradeço aos servidores da saúde que se empenham diariamente. Uberaba é uma cidade equilibrada na sua economia, agricultura, uma pecuária forte, um comércio e serviço expressivo, assim como na indústria, isso nos dá o respaldo e o equilíbrio para a melhor gestão dos recursos municipais e por isso estamos conseguindo fazer essa melhoria em plena crise”, pontua o prefeito Paulo Piau.


O secretário de Saúde Iraci Neto fala que este é o momento de reestruturar os serviços de políticas públicas de responsabilidade do município. “Nós temos trabalhado com toda equipe no planejamento, antes da execução, buscando na ponta do lápis todos os recursos disponíveis, principalmente pelo custeio do município. Damos hoje, um pontapé importantíssimo dentro dos três níveis de complexidade, que é dar toda a base, estrutura para a saúde pública de Uberaba, trabalhando junto às redes, mas é buscando a reestruturação de toda a rede básica para dar suporte a todos os serviços de saúde. Temos todas as 51 equipes com todos os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de dentistas e fundamentalmente os agentes de saúde que visitam as casas e buscam a prevenção e promoção da saúde pública, vamos atender de fato aproximadamente 55% da população com esse programa, em torno de aproximadamente 170 mil pessoas assistidas diretamente”, explica Neto.


Ainda segundo ele durante o mês de agosto acontecerá treinamento e capacitação dos profissionais e ao final todas as equipes estarão prontas. Das ações apresentadas pelo secretário de Saúde Iraci Neto para o fortalecimento da Atenção Básica no município estão as 51 equipes da Estratégia Saúde da Família, as 49 equipes de Saúde Bucal, 06 Núcleos de Apoio à Saúde da Família e 01 equipe de Consultório na Rua. No trabalho das equipes Estratégia da Saúde da Família e Saúde Bucal, elas serão responsáveis pelo acompanhamento das famílias residentes na área delimitada, nos atendimentos em grupo e atendimentos individuais e nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, assim como, nas ações de combate à Dengue/ Zika/ Chikungunya, ações nas escolas, creches e asilos, visitas domiciliares, aferição de pressão e glicemia capilar, imunização, coleta de exames laboratoriais, papanicolau, pré-natal, puericultura, ginástica orientada, acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família, dentre outras atividades.


O secretário de Administração, Rodrigo Vieira ressaltou quanto às nomeações que serão publicadas no Porta-Voz desta sexta-feira (4), num total de 213 convocações, que atenderão não só a Secretaria de Saúde, como também, Meio Ambiente, Administração, Desenvolvimento Social, Defesa Social, Trânsito e Transporte, Educação, Finanças, Governo e Chefia de Gabinete.


Para a Saúde serão convocados 164 profissionais da área, dentre técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, médico PSF, agente comunitário de saúde, motoristas de urgência e emergência, assistente social, agente de endemias, assistente social, enfermeiro padrão, dentista e psicólogo, que serão tanto para a Atenção Básica, quanto para o quadro da secretaria.


Na ocasião do evento esteve presente o deputado Estadual Tony Carlos, o presidente da Câmara Municipal Luiz Humberto Dutra, Franco Cartafina presidente da Comissão de Saúde, Almir Silva, Cleomar de Oliveira, Rubério Santos, Agnaldo Silva, Ronaldo Amâncio, Alan Carlos, além da presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria José de Oliveira Cunha Freitas, o superintendente Regional de Saúde de Uberaba Ivan José da Silva, José Eduardo dos Reis Félix presidente da Funepu, além de representantes de entidades classistas.


Vale lembrar que o Porta-Voz é publicado no site da Prefeitura de Uberaba, http://www.uberaba.mg.gov.br/, e os convocados devem ficar atentos ao prazo para se apresentar na Seção de Controle Funcional, localizada no Centro Administrativo da PMU, Avenida Dom Luiz Maria Santana, 141, no prazo máximo de 15 dias a partir da data da publicação, a fim de realizar todos os trâmites legais para a posse nos cargos.

Ana Paula Neves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar