WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/07/2017 - Zoonoses segue com ações de prevenção e educação contra o Aedes mesmo no período seco

O período de estiagem chegou, mas as ações de prevenção e educação continuam no Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Uberaba. Os trabalhos acontecem em várias áreas de ação, além das visitas domiciliares, que continuam normalmente. São 240 servidores entre agentes de combate de endemias e dedetizadores divididos em equipes como: visitas de campo; supervisão de área; supervisão de equipe; digitação, com trabalhos de computação e mapeamento das áreas e equipes específicas.
 
Nelson Ranieri, diretor de Vigilância em Saúde, explica que o departamento já está preparando para o novo período de chuva, com requisição de compra de materiais novos, treinamentos. “Temos uma equipe que trabalha de prontidão para atender denúncias da população pelo disque-dengue, além da equipe de ponto estratégico e de UBV portátil, para fazer os bloqueios de casos em Uberaba”, complementa Ranieri.
 
Ele ainda acrescenta que nenhum ponto crítico de Uberaba fica sem a intervenção dos agentes combate de endemias ou ações específicas contra a proliferação do mosquito.
 
Pontos estratégicos são locais de uso público ou restrito que são vulneráveis à proliferação do vetor, devido ao acúmulo de materiais que servem de criadouros. Cemitérios, borracharias, ferros-velhos, rodoviárias e piscinas de uso público são exemplos de PEs.
 
UBV ou Ultra Baixo Volume portátil é um inseticida usado no combate ao mosquito da dengue, de forma complementar, para bloqueio de transmissão quando os primeiros casos são detectados em uma localidade. Segundo Ranieri, quando um caso de dengue é confirmado, o bloqueio deve ser feito em um raio de nove quarteirões em volta daquele imóvel. O disque-dengue para informações e denúncias é o 3317-4660.
 
“Ainda contamos com serviços de recolhimento de pneus e atendemos denúncias em casos de imóveis com acumuladores e terrenos com material em desuso, para eliminar os possíveis criadouros do mosquito, e ações educativas junto às escolas e empresas, por meio do Núcleo de Educação em Saúde”, conta o diretor de Vigilância em Saúde.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar