WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/07/2017 - Saúde da gestante é tema de capacitação da Atenção Básica

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou treinamento com 39 enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família sobre saúde da gestante esta semana, na terça (04) e quinta-feira (06). As capacitações aconteceram no Centro de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde e os enfermeiros foram treinados sobre os novos critérios para estratificação de risco e acompanhamento da gestante adotados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), direcionando os fluxos assistenciais na rede e o acompanhamento do pré-natal.
 
Fernanda Araújo de Paula Delfino, referência técnica do Programa Saúde da Mulher de Uberaba, ressalta que durante todo o percurso da gestante pela rede de assistência à saúde, ela mantém o vínculo com a Equipe de Saúde da Família do seu território. “Nas situações em que a gestante é classificada como sendo de alto risco, ela é imediatamente encaminhada ao serviço de referência, que são o Hospital de Clínicas da UFTM e Hospital Universitário Mário Palmério. Estas instituições dispõem de recursos assistenciais, tecnológicos e laboratoriais adequados para atenção às gestantes de alto risco”, esclarece referência técnica.
 
Além dos critérios adotados pela SES, a capacitação teve como tema a otimização de recursos, a adequação do manejo clínico, o diagnóstico e o tratamento, bem como a organização da assistência dentro da linha de cuidados da saúde da mulher. “Os profissionais que participaram da capacitação irão replicar o treinamento aos demais membros das equipes de Saúde da Família”, complementa Fernanda.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar