WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/06/2017 - Junto com a SMS a Funepu deu início a operacionalização integral das UPA’s

Transição teve início às 7h da manhã de maneira escalonada. Problemas pontuais foram sendo resolvidos em conjunto pelas equipes da SMS e da fundação. Município conseguiu liminar para reter o pagamento de repasse à Pró-Saúde e destinar o valor ao pagamento dos funcionários desligados da entidade.
 

Nesta quinta-feira (22), a operacionalização integral das Unidades de Pronto Atendimento do São Benedito e do Parque do Mirante, foi transferida para a Funepu – Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba que por anos conduziu a gestão do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Servidores da Secretaria de Saúde, sob o comando do secretário Iraci Neto participaram da transição, que teve início às 7h da manhã.

A transição foi planejada para acontecer de maneira escalonada, durante o dia, de forma que o serviço pudesse ser transferido da equipe da Pró-Saúde, que teve o contrato rescindido, para a equipe da Funepu que está assumindo a gestão. No primeiro momento, conforme explicou o presidente da Funepu, José Eduardo dos Reis Félix, quem assumiu foi o pessoal administrativo para conhecer a sistemática da unidade e em um segundo momento, no início da tarde, entrou o pessoal da assistência. Agora no início da noite a transição seria entre a equipe médica. O objetivo da transição escalonada, conforme informações da SMS e Fundação, foi de evitar o comprometimento do atendimento à população.

O secretário destaca que a preocupação no momento é com a qualidade do serviço a ser prestado para a população. “Fizemos todo um estudo e conseguimos construir um plano de trabalho muito bem orientado, vinculado a todos os eixos do Ministério da Saúde e que trouxemos para a realidade do município. Nós firmamos um contrato bem abaixo do que era praticado até o momento e temos a confiança de que adotamos a medida que beneficiará a toda a população”, enfatiza Neto.

O presidente da Funepu, José Eduardo dos Reis Félix, destacou que a fundação possui experiência de mais de 30 anos na gestão de hospital e garantiu que todos os estudos foram feitos para que a fundação assuma com segurança a gestão das unidades. 

“Durante a transição ficamos com uma equipe completa de retaguarda para assumir o serviço a qualquer momento, caso se fizesse necessário, para que a população não ficasse sem atendimento, o que é a principal preocupação nossa no momento. A de garantir o melhor atendimento a comunidade. Também estamos articulando junto a Secretaria Estadual de Saúde e os hospitais da cidade para criar um fluxo mais acelerado para as transferências. Ainda teremos médicos especializados fazendo atendimento na UPA e dando aporte aos médicos clínicos, o que irá melhorar esse processo”, destaca Félix.

Demissionários - Alguns funcionários ligados a Pró-Saúde demonstraram insatisfação com a situação, mas o secretário de Saúde, Iraci Neto, explicou que o desligamento dos funcionários da entidade, que atuam nas UPA’s teve de ser feito, obrigatoriamente, atendendo a lei trabalhista do Brasil, que não permite a sucessão trabalhista. “Neste momento, as pessoas que tem vínculo trabalhista com a Pró-Saúde, precisam ser desligadas. A Funepu abrirá um processo seletivo, conforme prevê a legislação e todos poderão participar”, afirma.

Quanto à recisão dos contratos, a Justiça encaminhou uma liminar ao município, determinando o bloqueio e transferência de créditos da Prefeitura, oriundos de repasses a serem feitos à Pró-Saúde. “Foram retidos cerca de 3 milhões e 700 mil, que arcarão integralmente com todos os direitos vencidos dos funcionários da Pró-Saúde desligados. O pagamento será feito de forma escalonada até o final do mês”, explica Neto.

Intercorrências - Desde o início da transição, pequenos problemas foram detectados. Alguns devido à insatisfação pelo desligamento funcional e outros por problemas técnicos, como por exemplo, funcionário da Pró-Saúde que formatou todos os computadores de atendimento, prejudicando assim a triagem dos pacientes que chegavam a UPA São Benedito.  Situação motivou inclusive, um Reds de paciente que acompanhou a situação, sendo também prejudicado.

Conforme informações da SMS, as equipes da secretaria e fundação se uniram para fazer o atendimento manual, enquanto equipe da Codiub que estava de prontidão, restabelecia o sistema. Iraci Neto, lamentou o atitude de funcionário, que segundo apurado, não contou com o respaldo da chefia da Pró-Saúde.

O presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), José Eduardo dos Reis Félix, revela que o atendimento ficou lento durante o período em que o sistema esteve fora do ar, já que as fichas de atendimento precisaram ser feitas manualmente. A ação também afetou a execução do protocolo de Manchester, que realiza a triagem dos pacientes por classificação de risco. “Nós, claro, lamentamos profundamente essa situação já que a população foi prejudicada por um ato inconsequente como esse. O prejuízo só não foi maior porque nossa equipe agiu rápido, dando prosseguimento aos atendimentos, ao mesmo tempo em que o sistema era normalizado pelos técnicos da Codiub”, ressalta Félix.

Ainda de acordo com ele, apesar dessa situação envolvendo o funcionário da Pró-Saúde, o balanço do trabalho de transição é positivo. “Já esperávamos alguns contratempos naturais que um processo como esse pode causar. E justamente por isso estávamos preparados, e todos foram resolvidos com agilidade e eficiência”, finaliza.

Uma equipe da Codiub foi designa para dar continuidade ao restabelecimento do sistema e ficar de prontidão em caso de novas ocorrências.

Jorn. Natália Melo

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar