WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/06/2017 - SMS participa de Seminário que discute políticas sobre drogas

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa do VI Seminário do Centro Regional de Referência (CRR) “Reconstruindo singularidades, potencializando o território e a prevenção: novos olhares das políticas sobre drogas” nessa sexta-feira (23) para divulgar ações de parceria da Rede de Atenção Psicossocial do município com o CRR/UFTM. O credenciamento é a partir das 8h, no Auditório Safira do Centro Educacional e Administrativo da UFTM, localizado na Rua Frei Paulino, 30, Bairro Abadia.
 
Carmelita Fernandes de Oliveira, psicóloga do Departamento de Controle e Avaliação / Atenção Psicossocial - SMS/SUS e coordenadora de um dos cursos de capacitação realizados em 2016/2017, explica que os projetos que serão apresentados durante o Seminário são uma parcela do que foi desenvolvido durante os cursos de Território, Prevenção e Intervenção. “São três capacitações simultâneas, que aconteceram em três ocasiões, julho e setembro de 2016 e fevereiro de 2017. A nossa parte, da Secretaria de Saúde foi a de Intervenção singular, em que os alunos trabalharam e criaram propostas de projetos terapêuticos de casos reais”, esclarece a psicóloga.
 
Os trabalhos seguem a linha de buscar alternativas para a internação psiquiátrica. “As propostas são para tratar o indivíduo como um todo, não só a parte hospitalar, da saúde, mas o social, a educação, além de outras áreas”, adiciona Carmelita.  
 
Além das apresentações de trabalhos, o seminário terá uma mesa redonda e duas palestras. O tema da mesa redonda é “CAPS-AD e Maria Modesto: Atenção à pessoa com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas”, com o Dr. Otaviano Júnior, representando o Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo, antigo Sanatório Espírita de Uberaba, e a coordenadora do CAPS-AD, Simone Maia Oberlaiender.
 
A primeira palestra, “Intersetorialidade e Integração de redes: Desafio e perspectivas” será ministrada por Ana Regina Machado, da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) às 9h. Às 16h, o Prof. Dr. Ailton de Souza Aragão, da UFTM, irá falar sobre “Saber-fazer: transformações na atenção do ‘dependente químico’ ao sujeito de direitos”.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail crr-processo-um@outlook.com, com nome completo, endereço, e-mail de contato, telefone, local de trabalho/estudo. As vagas são limitadas devido à capacidade do auditório.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar