WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/06/2017 - Prefeitura e Funepu assinam termo de parceira para operacionalização das UPA’s

UFTM atuará dentro do campo acadêmico e também da capacitação dos profissionais das unidades

 
Foi assinado na tarde ontem (21), o Termo de Convênio entre a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu. O prefeito Paulo Piau, destaca que a parceira traz excelentes perspectivas no atendimento à comunidade. Ele lembra do trabalho desenvolvido pela fundação, durante anos, à frente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. “Eles têm experiência, médicos e profissionais altamente capacitados. A vinda da Funepu para a operacionalização das UPA’s demonstra que somos capazes de tomar conta da política de saúde e operação dos nossos equipamentos. O plano de trabalho é inovador e com certeza apresentará resultados positivos”, disse.


O prefeito falou sobre o período de transição, que começa hoje, e pediu que a população ajude, critique, mas que compreenda que este é o início de uma caminhada em prol de um atendimento de alta qualidade. Em relação à UFTM, Piau destacou que a área acadêmica será extramente favorecida pela parceira, no que tange a formação de profissionais, bem como a qualificação dos mesmos. Ele ainda ressaltou que a Pró-Saúde teve seu momento de auge, e que por isso seria grato, independente dos problemas apresentados no final e afirmou também que a entidade agiu de forma ética durante o período de intervenção.


O presidente da Funepu, José Eduardo dos Reis Félix, destacou que o trabalho começa nesta quarta, já com uma grande disposição da equipe. “Não conseguiremos fazer tudo de uma vez, por isso peço paciência para começarmos a implantar o plano de gestão, que nos dará retaguarda para atender a comunidade com qualidade”, afirmou, revelando ainda que os médicos das UPA’s não serão apenas clínicos, mas também especialistas.
Ana Lúcia de Assis Simões, reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, afirmou que a parceria dará bons frutos, resultando no melhor atendimento aos cidadãos. A UFTM participará por meio da inserção dos seus professores, residentes, bem como qualificando os profissionais das unidades.


O secretário de Saúde, Iraci Neto, destacou que a parceria traz inovação, pois o plano de trabalho vem com uma capacidade operacional, financeira e de gestão significativa, promovendo a melhor assistência. Ele esclarece que neste primeiro momento a Funepu escolheu os profissionais com experiência em atendimento de emergência e que posteriormente será feito um Processo Seletivo, com critérios rigorosos, transparentes e que garantam a contratação de profissionais altamente qualificados também.


“O Plano de trabalho também contempla um modelo de controle, avaliação e metas. Tudo dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde, trabalhando indicadores e metas que garantam a melhoria da gestão operacional. Amanhã teremos a transição, dentro de um prazo de 24h e esperamos que tudo ocorra bem, com qualidade de atendimento. Mas garanto que buscamos o que era melhor para a comunidade de Uberaba”, afirmou o secretário.


O vice-prefeito João Gilberto Ripposati, lembrou que a vinda da Funepu para a gestão operacional das UPA’s, também promove um resgate da entidade. “Durante anos a Funepu prestou um grande serviço à comunidade por meio do Hospital de Clínicas. Agora é um resgate deste excelente trabalho em prol do município, por meio da Prefeitura. Tudo o que desejamos é que a comunidade seja bem acolhida e atendida e acreditamos nesta parceria”, afirmou.


Acompanhando o evento, o deputado federal Marcos Montes lembra que Uberaba é referência na área de medicina do Brasil, por meio da formação de profissionais oriundos da UFTM. “Tenho confiança nesta parceria. Temos médicos que são referências no Brasil e no mundo. A Prefeitura dará um excelente atendimento à comunidade. Esta parceria retrata o que temos de melhor na área de saúde, englobando secretaria de saúde, Funepu e UFTM. Me coloco a disposição para auxiliar no que for preciso e parabenizo a todos pela coragem em acreditar em uma entidade da cidade, que por mais de três décadas, atuou a frente da faculdade de medicina de Uberaba e que prestou um serviço extramente importante para a comunidade. O que demonstra sua total capacidade para assumir estas unidades”, destacou.


Regulação – Tanto o prefeito Paulo Piau, quanto a reitora Ana Lúcia, o presidente José Eduardo e o secretário Iraci Neto, destacaram o impacto positivo da parceria no que tange a regulação dos pacientes. Todos foram enfáticos ao dizer que o Plano de Trabalho, somado a experiência da fundação, auxiliarão o Estado na regulação, visto a inserção de informações no sistema, bem como na avaliação do paciente.


O prefeito destacou que o termo de convênio foi exaustivamente estudado, apresentado ao Ministério Público, bem como ao Conselho, que é peça importante da engrenagem da saúde. “Queremos começar com segurança, muito trabalho e confiança em um resultado positivo, pois o mais importante é a população”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar