Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

13/06/2017 - Faixa etária para imunização contra HPV em meninos é ampliada

A faixa etária para imunização contra o HPV quadrivalente do sexo masculino é ampliada. A partir desta terça-feira (13), a rede municipal de saúde já atende a nova faixa etária com direito à vacina de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias no Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, antes de completar 15 anos. Antes a indicação era para meninos entre idade de 12 a 13 anos.


Em Uberaba, o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, afirmou que o município já está preparado para atender o novo direcionamento do Programa Nacional de Imunização (PNI) e do Ministério da Saúde. “Todas as unidades de saúde de Uberaba estão abastecidas e para garantir a imunização basta apresentar um documento de identificação na unidade”, explica Robert.


A vacina garante a imunização contra quatro subtipos do HPV – 6, 11, 16 e 18. Nos meninos, previne a ocorrência de câncer de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais, além de contribuir com a proteção das meninas contra o câncer de colo do útero, segundo tumor mais frequente na população feminina e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.


O HPV é transmitido por contato direto com uma pessoa infectada, sendo que a principal forma de transmissão é por via sexual. Em estudos realizados em infecção pelo HPV recém-adquiridas mostram que as mesmas ocorreram logo após o início da vida sexual, por isso a preferência para a vacinação ser antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.


A vacina, chamada de HPV quadrivalente, foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, para meninas de 11 a 13 anos de idade e em 2015, a faixa etária foi ampliada para 9 a 11 anos. Este ano, meninos foram incluídos no calendário de vacinas.


Com a nova mudança, quem tem direito à vacina contra o HPV são meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e portadores de HIV de ambos os sexos com idades de 9 a 26 anos.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub