WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/06/2017 - SMS promove capacitação em Saúde Mental para profissionais da rede de saúde de Uberaba

Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, promove capacitação em Saúde Mental para qualificar os profissionais da Rede de Atenção à Saúde e Atenção Psicossocial. Os treinamentos terão início nesta sexta-feira (09) em todas as 51 Equipes de Saúde da Família, atingindo em torno de 450 profissionais de diversas especialidades nas Unidades Básicas de Saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.
 
Devido o grande número de servidores, os profissionais serão divididos em 04 turmas para facilitar as questões pedagógicas e qualidade do processo. Duas turmas terão como público alvo médicos, enfermeiros e demais profissionais de nível superior que atuem no Sistema de Saúde Pública do município de Uberaba. As outras duas turmas serão de agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e demais profissionais de nível médio que atuem diretamente no atendimento de pacientes.
 
O Diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal, explica que a perspectiva é ampliar o acesso pela população ao cuidado das demandas de saúde mental para permitir ações de prevenção e promoção de saúde mental, além dos serviços especializados nos CAPS, no Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo, antigo Sanatório Espírita de Uberaba, e leitos psiquiátricos no Hospital Mário Palmério.
 
“O foco é a integralidade da saúde mental ao contexto da prevenção e promoção da saúde como um todo que as equipes da Atenção Básica já realizam em sua rotina de cuidado à população. Essa medida contribui para se evitar agravos e cornificações de condições de saúde mental, contribuindo para a qualidade de vida da população e preservação de seus vínculos familiares, sociais, de emprego e renda e exercício de cidadania”, esclarece Sérgio.
 
Além dos serviços já mencionados e dos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), AD III, Dr. Inácio Ferreira, Fundação Gregório F. Baremblitt (Maria Boneca), Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), Uberaba também disponibiliza três unidades do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – Fabrício, Elza Amuí e F.G.B.
 
As capacitações terão duração de oito semanas por turma e após a conclusão de todas as turmas, será feito um monitoramento para identificar as demandas por territórios das Equipes de Saúde da Família para melhorar a Rede de Atenção à Saúde e Atenção Psicossocial.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar