WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/06/2017 - SMS já realizou cerca de 1500 testes do pezinho este ano

Dia 06 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho e em Uberaba, de janeiro a maio deste ano, 1.491 exames já foram realizados através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No mesmo período de 2016 foram 1.568 exames.

 
O exame laboratorial identifica seis doenças e permite interferência médica antes que a criança tenha sequelas. O ideal é que o exame seja realizado nos primeiros dias de vida do bebê. As doenças que podem ser identificadas pelo exame são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
 
As mães podem procurar qualquer Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para fazer a coleta do teste do pezinho. Segundo o diretor do Departamento de Epidemiologia e Informação, Robert Boaventura, é um direito a criança ter essa amostra recolhida para o teste.
 
O diretor explica também que há diferenças entre números de nascidos vivos e exames realizados devido a SMS registrar apenas os exames realizados na rede pública. “Este ano, até maio tivemos 2.169 nascimentos em Uberaba que podem ser tanto na rede pública quanto privada. No entanto, alguns pais que tiveram filhos na rede pública também podem ter realizado o teste do pezinho em uma unidade privada” esclarece Boaventura. Em 2016, o número de nascidos vivos registrado em Uberaba foi de 2.228.
 
Quanto mais rápido a identificação da doença, mais rápido as crianças já podem ser encaminhadas para tratamento de acordo com o tipo de patologia apresentada.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar