WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/06/2017 - Uberaba sedia 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

A 1ª Conferência de Saúde das Mulheres do município de Uberaba aconteceu no sábado (03), no Anfiteatro da Prefeitura Municipal. Trabalhadores da saúde e assistência social, usuários do SUS, representantes de movimentos sociais, sindicatos, instituições de ensino, entre outros, debateram as 547 propostas de melhorias para o município e mais 32 propostas para o nível estadual e federal.


Abertura da Conferência, na sexta-feira (02), contou com palestra magna da Profª Drª Rosimar Querino, do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que falou sobre a trajetória de lutas por direitos das mulheres desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, até os dias atuais.  Segundo ela "é importante a reorganização do modelo de assistência à saúde a partir da atenção primária, para que se possa efetivar a integralidade com equidade que se deseja para a saúde coletiva e das mulheres".


Propostas que visam outorgar maior autonomia à mulher, como a retirada da necessidade de autorização do companheiro para a realização de ligadura de trompas, por exemplo, estiveram muito presentes. A ampliação da faixa-etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização de mamografias, também. Melhorias na educação, como instalação de creches em bairros novos e melhoria das estruturas escolares e de saúde já existentes, também foram predominantes nas propostas voltadas para o município. Maria José de Oliveira Cunha Freitas, presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfatiza que "as propostas devem nortear os planejamentos orçamentários do município de Uberaba, além de compor um plano de saúde da mulher".

Sara Braga
Superintendência Regional de Saúde de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar