WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/05/2017 - Mães buscam Banco de Leite após ações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano

As ações da Prefeitura de Uberaba em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano no dia 19 de maio renderam frutos. Desde sexta-feira o Banco de Leite de Uberaba, localizado no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), 19 mães buscaram a unidade para se tornarem doadoras.
 
O saldo positivo das ações não pára. No dia 19, três doadoras compareceram ao Caism e dez mulheres deixaram contato. O Banco de Leite buscou kits de doação nas casas das doadoras nesta segunda (22) e terça (23) e outros 12 kits foram entregues. O leite recolhido já está em processo de pasteurização e em 48 horas serão liberados para consumo. Nesta quarta (24), seis coletas de sangue de prováveis doadoras serão realizados para confirmar a saúde das mulheres e liberar a doação de acordo com o resultado dos exames.
 
A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e, por isso, a importância do aumento do número de novas doadoras voluntárias, bem como do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados no Brasil. Estudos da OMS indicam que a amamentação quase universal poderia salvar mais de 800 mil vidas anualmente, sendo a maioria de crianças com menos de seis meses de vida. Mais da metade das doenças diarreicas poderiam ser evitadas e um terço das infecções respiratórias em crianças em países de baixa e média renda, prevenidas.
 
Segundo a responsável técnica do Banco de Leite, Márcia Alves Pereira, basta procurar o Banco, localizado no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), diretamente ou por telefone. “Precisamos muito de doadoras e de leite para pasteurizar e mandar para o hospital. Atualmente, estamos com o estoque zerado, mas a procura que tivemos é uma melhora grande”, afirma Márcia.
 
Após entrevista e realização de exames, a doadora receberá um Kit Doação para que ela mesma possa ordenhar, coletar e armazenar o leite em casa até a equipe buscar o frasco e deixar um novo para a próxima semana. O kit contém uma máscara, vidro esterilizado, touca e folder orientador. Não existe quantidade mínima para fazer a doação. De acordo com o Ministério da Saúde, um pote de 300 ml de leite humano, por exemplo, pode alimentar até 10 recém-nascidos internados.
 
A mulher que estiver interessada em doar leite pode procurar o Banco de Leite diretamente, no endereço Av. Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante, ou ligar no telefone (34) 3332-0559 e realizar a entrevista diretamente por telefone. Ela será orientada sobre os procedimentos e a equipe do Banco de Leite irá atendê-la em casa, salvo em caso de necessidade de orientação sobre a ordenha.

Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar