WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/11/2009 - SMS realiza Dia “D” de combate à dengue

“Você é o melhor agente de saúde de sua casa”. Este foi o tema do Dia “D” de Combate à Dengue realizado no último sábado (21), pelo Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, que levou ações educativas a sete pontos da cidade. O objetivo principal foi sensibilizar a população sobre os cuidados e as medidas de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

De acordo com a organização do evento, cerca de 100 pessoas estiveram envolvidos nas atividades, que foram concentradas no Calçadão da Rua Arthur Machado e nas entradas dos principais bairros da cidade, com as blitze educativas. No centro, as pessoas tiveram a oportunidade de receber orientações e materiais educativos sobre a dengue. Além disso, estavam à disposição teste de glicemia e aferição de pressão. Nos bairros, as blitze, assessoradas pelos guardas municipais, abordaram os motoristas e os agentes de saúde de combate a endemias realizaram as orientações junto com a entrega de informativos e adesivos da campanha para afixação nos carros.

As blitze ficaram concentradas na Av. Odilon Fernandes, Av. Prudente de Morais, Av. Santa Beatriz, Av. Gabriel Junqueira, Av. Lucas Borges e Av. Edilson Lamartine Mendes. Em todos os pontos, foram distribuídos 1.935 bottons, 1.850 adesivos para carros e 8.275 panfletos. Segundo o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Luis Ribeiro, todo o evento foi satisfatório, pois conseguiu mobilizar inúmeras pessoas.

“A nossa ideia era atingir o maior número de pessoas possível. Creio que conseguimos. Foram ótimas as abordagens nos bairros com as blitze e as ações no centro da cidade, onde sempre existe um grande fluxo de pessoas. Mostramos que elas também são importantes no controle da dengue em Uberaba”, avalia. Ele acrescentou que os agentes de saúde visitam as residências a cada dois meses, por isso é cobrado a maior participação popular no controle da doença. Toda esta ação contou com a parceria da Secretaria de Governo, Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais (Seppai), Tiro de Guerra, Drogasil e a Escola de Formação Profissional (EFOP).

Triângulo - Em Uberlândia cerca de 400 profissionais realizaram diversas ações como passeata, apitaço e orientações ao público. Além disso, foi organizado um concurso de cartazes, paródias e músicas entres os estudantes. Em Ituiutaba, foi mobilizada a terceira passeata com foco na limpeza dos quintais. Até o final do ano, mais passeatas serão realizadas, o objetivo é diminuir o índice de infestação do mosquito. Já em Campo Florido, o dia foi marcado com o mutirão contra a dengue que percorreu todos os bairros da cidade.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar