WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/11/2009 - SMS promove mobilização contra Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (23) a Semana de Mutirão Sintomático Respiratório, que busca a identificação de pessoas com sintomas da tuberculose para encaminhá-las às unidades de saúde para diagnosticar e tratar a doença. Essa atividade faz parte das ações em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização Contra a Tuberculose.

Nesta terça-feira (24), na Praça Rui Barbosa, das 8h30 às 11h30, será promovido um evento com foco na divulgação, orientação sobre os cuidados, as formas de transmissão e a busca pelo diagnóstico da doença. Segundo a Referência Técnica em Tuberculose do Município, Patrícia Borges D. Alexandre, durante a semana, os Agentes Comunitários de Saúde trabalharão nas comunidades com a busca ativa e encaminhamento para exames, que serão realizados em todas as unidades de saúde de Uberaba. Ela destacou que as visitas nas comunidades podem ocorrer entre 8h e 16h, e as pessoas podem se dirigir a uma das unidades de saúde.

Na Praça Rui Barbosa, os profissionais estarão orientando e distribuindo material educativo, além de realizar aferição de pressão. Ainda de acordo com a referência técnica, de janeiro a novembro deste ano, já foram diagnosticados 80 casos. Em 2008 os números ficaram em 74 casos de tuberculose. Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil a doença é a 9ª causa de internações por doenças infecciosas. São notificados 80 mil casos por ano e desses, 5 mil casos vão a óbito, o que resulta na 4ª causa de mortes por doenças infecciosas.

A doença é a 7ª causa em gastos com internação no SUS por doenças infecciosas. A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é direta e ocorre de pessoa para pessoa, onde o doente expele a bactéria ao falar, espirrar ou tossir, em pequenas gotas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.

Todos os portadores da doença tem acesso gratuito ao tratamento que pode levar seis meses, com exceção da tuberculose meninge, que é de 1 ano. Os sintomas da doença são: tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de catarro, suor noturno, falta de apetite, perca de peso, cansaço, dor no peito, acompanhada ou não de febre.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar