WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/05/2017 - Semana da luta antimanicomial destaca histórico contra o preconceito

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Fórum (Há) Braços, (Há) Luta: Semana da Luta Antimanicomial nos dias 17, 18 e 19 de maio, em comemoração ao dia Nacional da Luta Antimanicomial na quinta-feira (18). O evento é gratuito e as inscrições vão até dia 17 por meio de formulário no link: https://goo.gl/forms/nlYj6kP2zGFtG2DF2.
 
O objetivo principal do Fórum é fomentar um espaço de diálogo continuado e troca de experiências entre gestores, trabalhadores, usuários e alunos inseridos na Rede de Atenção Psicossocial/educação em saúde/Assistência social. Apesar do atendimento em saúde mental ter melhorado as histórias de superlotação, maus tratos e descaso ainda fazem parte do imaginário da população que não convive ou conhece alguém que recebe o tratamento.
 
A luta antimanicomial como alternativa de rede de cuidados só ganhou força a partir dos anos 90 e, ainda assim, pacientes da saúde mental são olhados com receio e excluídos da vida social. Em um contexto de lutas, a Lei 10.216 foi promulgada, dispondo sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
 
Segundo o diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, o tema inicial do Fórum segue a tradição de 17 anos da Luta Antimanicomial, e vem sofrendo transformações de enfoque ao longo desse tempo. “Este ano, abrimos espaço na mesa do dia 17 para representante do Movimento LGBT, pois esse dia é o Dia Internacional de Lutas contra a LGBTTransfobia e os movimentos possuem em comum a defesa dos direitos de populações historicamente vitimas de estigma e exclusão social”, explica Sérgio. 
 
Entre os dispositivos estratégicos, Uberaba disponibiliza quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), AD III, Dr. Inácio Ferreira, Fundação Gregório F. Baremblitt (Maria Boneca), Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA). Além disso, três unidades do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – Fabrício, Elza Amuí e F.G.B – o Matriciamento em Saúde Mental, o Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo e leitos psiquiátricos no hospital geral (HUMP).

O público alvo do Fórum são trabalhadores, usuários, familiares, gerentes, comunidade, graduandos dos diversos cursos da saúde/educação/assistência, Profissionais da atenção básica e agentes comunitários. O evento será certificado e os três melhores trabalhos apresentados na sessão Pôster receberão menção honrosa nas categorias: Trabalhadores, Usuários e Estagiários.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar