WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/05/2017 - Gestantes cadastradas no Bolsa Família receberão repelentes de graça em Uberaba

A partir desta quinta-feira (11), as gestantes que forem cadastradas no Programa Bolsa Família poderão procurar sua unidade de saúde de referência para receber repelentes gratuitos para a proteção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunya e febre amarela. Em Uberaba, são 134 gestantes cadastradas programa, sendo entregues 02 frascos por mês para cada.
 
Segundo o chefe de departamento da Atenção Básica, Rogério Balduino, essa ação vem para promover a saúde das gestantes e prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito. “Neste momento, a distribuição dos repelentes visa dar acesso a essas famílias, pelo grau de vulnerabilidade social das grávidas, ainda mais devido a zika, que pode afetar o bebê”, pontua Rogério.
 
Os frascos estão disponíveis em todas as UBSs e as gestantes receberão um comprovante quando buscarem os repelentes. É importante lembrar que os inseticidas “naturais” à base de citronela, andiroba e óleo de cravo, entre outros, não possuem comprovação de eficácia nem a aprovação pela Anvisa, até o momento, então não há garantia de proteção com os mesmos.
 
Cuidados para a gestante:
› Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.


› Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.


› Busque uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e compareça às consultas regularmente.


› Vá às consultas as consultas uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez; a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente do início da 36ª semana até o nascimento do bebê.


› Tome todas as vacinas indicadas para gestantes.


› Em caso de febre ou dor, procure um serviço de saúde. Não tome qualquer medicamento por conta própria
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar