WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

05/05/2017 - Ações do Maio Amarelo fomentam reflexão sobre mudança de atitude no trânsito

O cronograma do movimento Maio Amarelo, promovido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), começou com ação nesta quinta (04), no calçadão da rua Arthur Machado, com alunos de escolas de Uberaba fazendo apresentação de Flash Mob e blitzes “A cancela da vida” e “Semáforo Vivo”. A intenção é envolver crianças e adolescentes na conscientização sobre o respeito no trânsito. O slogan escolhido neste ano é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

 
A programação do Maio Amarelo conta ainda, durante todo o mês, com palestras de educação no trânsito em empresas de Uberaba, além de ações nas ruas da cidade. Os temas das palestras abordam tanto as leis de trânsito quanto o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, como afirma Hélio Reis, chefe da Seção de Educação no Trânsito.
 
“Hoje no Brasil, os acidentes no trânsito se comparam à queda de um avião por dia. Em Uberaba, são entre 8 e 12 acidentes por dia, em sua maioria motocicletas. Queremos alertar e conscientizar a população sobre a importância do cuidado no trânsito”, diz Hélio. As estatísticas na cidade registram 43 mil motocicletas no universo de 212 mil veículos.
 
O mote da campanha é com a intenção de que as pessoas realmente mudem, promovendo atitudes positivas para evitar mais acidentes. O educador de trânsito sugere ações simples, como unir pais vizinhos para levar os filhos à escola utilizando apenas um veículo.  Hélio enfatiza que serão 20 dias de ação na cidade e depois disso, as blitzes serão mais severas. “Vamos começar a punir com mulas, por exemplo, quem não para, para o pedestre na faixa”, alerta.
 
O vice-prefeito João Gilberto Ripposati considera a mobilização importantíssima, com trabalho contínuo. “É preciso esse chamado para a responsabilidade de dirigir e não colocar nem a sua vida e nem a do próximo em risco. A campanha mostra como podemos agir de forma correta e somente através da educação vamos avançar. As crianças são bem conscientes e eu tenho esperança de que conseguiremos resultados positivos”, completa.
 
Outros parceiros são a Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Consep, Sest-Senat e Tiro de Guerra.
 
O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar