WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/04/2017 - Palestra discute humanização na rede SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e PET GraduaSUS da Uniube realizaram a palestra “O papel das tecnologias leves na construção da interdisciplinaridade e multiprofissionalidade na área da saúde” nesta terça-feira (25/04). O evento aconteceu no Anfiteatro “Mário Pimenta Camargo”, no Centro Administrativo “Jornalista Ataliba Guaritá Neto” e contou com a Profª. Drª. Silvia Matumoto da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto como palestrante.


A parceria faz parte de um convênio com o Ministério da Saúde e é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, e a participação social. Segundo a coordenadora pedagógica do PIME / Pró-Saúde PET – Saúde, Lilian Margareth Biagioni de Lima, a temática da palestra busca ampliar a compreensão e a discussão sobre a importância das tecnologias leves no SUS. “É um momento de reflexão e de envolver alunos, professores, profissionais e gestores da área da saúde do município para melhorar a rede SUS”, pontua Lilian Lima.


Trabalhar com tecnologias leves significa trabalhar com recursos que não são equipamentos. Trata-se de trabalhar com as relações de produção de vínculo, acolhimento e gestão pensados na coletividade e no afeto proporcionado pelas relações humanas. A coordenadora do projeto PET-Saúde/GraduaSUS na Seção de Educação e Saúde da SMS, Viviane Miranda Bartonelli, explica que o projeto integra a reorientação da formação na área da saúde para atender a rede SUS e formar profissionais capacitados. “Esse tipo de trabalho não precisa de muito custo, pois faz parte do cotidiano. A proposta é formar profissionais para esse tipo de cuidado, pensando o paciente enquanto alguém na sua integralidade, humanizando o atendimento”, conclui Viviane. 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar