WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/04/2017 - Paulo Piau anuncia intervenção nas UPAs operacionalizadas pela Pró Saúde

Intervenção foi informada no início do dia em reunião com a direção da entidade. O interventor, secretário Iraci Neto, com a equipe técnica da SMS já atuam dentro das unidades.

Em coletiva de imprensa ocorrida ontem (13), o prefeito Paulo Piau anunciou a intervenção nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba, operacionalizadas pela Organização Social Pró Saúde. A intervenção foi oficializada em reunião com representantes da organização pela manhã, sendo que na sequência o secretário de Saúde Iraci Neto, acompanhado do procurador adjunto do Município, André Estevam, deu início in loco à intervenção, colocando uma equipe técnica da secretaria em cada unidade de pronto atendimento.


O prefeito explicou que foi uma decisão administrativa de precaução para o bom funcionamento das UPAs e para o melhor atendimento a comunidade. “Durante um período a Pró Saúde cumpriu seu papel, mas vimos à redução da sua eficiência, por isso esta medida. Com a intervenção vamos avaliar informações, dados e ver as razões efetivas deste desequilíbrio do atendimento, para avaliar se a OS continua ou não na operação dos serviços nas UPAs. Até 90 dias vamos ter um relatório conclusivo”, destacou.


De acordo com as informações tudo será avaliado, desde atendimento, profissionais, número de internações, número de óbitos, quantidade de medicamentos, entre outras questões. Durante o período de intervenção as contas bancárias da organização social relativas ao contrato com a Prefeitura de Uberaba passam para o controle do interventor, neste caso, o secretário Iraci Neto. Durante a intervenção a equipe da prefeitura conviverá com a equipe da Pró Saúde. Piau pede a compreensão da comunidade neste momento, pois a ação adotada pela administração municipal é de interesse de todos. “Essa medida está sendo tomada preventivamente para identificarmos todos os problemas. As equipes estarão lá dentro e acredito que este trabalho será feito com harmonia. Os servidores que estão lá hoje devem ficar tranquilos e dar continuidade ao trabalho, da melhor forma possível, pois vamos acertar o passo e rumo das unidades”, disse.


Em recente visita as unidades o prefeito se deparou com paciente com plano de particular aguardando atendimento, bem como paciente com cirurgia recente, que foi encaminhado à unidade de pronto atendimento, enquanto deveria ser atendido no hospital em que foi operado.


O secretário Iraci Neto, interventor no processo, explicou que todos os indicadores de atendimento e operação das unidades serão verificados. “Esperamos a melhor convivência possível, dentro do compartilhamento das informações, pois vamos operar tudo diariamente, em jornada dupla, com equipes nas duas unidades dentro da similaridade dos profissionais. Em relação ao Hospital Regional, o trabalho de abertura continua normalmente”, destacou.


Jurídico – O Procurador Geral do Município Paulo Salge, juntamente com o Controlador Geral do Município, Carlos Bracarense, acompanharam a reunião, destacando que tanto o órgão de controle, quanto jurídico, atuarão junto com a equipe interventora. Bracarense destacou que a controladoria, desde o início do contrato, subsidiada por informações da secretaria, acompanhava o desempenho da OS, o que ficou demonstrado nos 19 volumes (4.054 páginas) de relatórios. “Neste acompanhamento detectamos o declínio no atendimento e tomamos as medidas necessárias. Todo o trabalho de intervenção será acompanhado de perto, dando os subsídios necessários para uma tomada de decisão do prefeito, em relação a permanência ou não da OS na operação das unidades”, destacou.


No que tange a questão jurídica o procurador Paulo Salge esclareceu que a notificação foi feita na reunião ocorrida no primeiro horário do dia e o decreto será publicado hoje (13) no Porta-voz, sendo a intervenção um ato legal e legítimo da administração municipal.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar