WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/04/2017 - Febre amarela: vacinação continua em Uberaba às terças e quintas

Depois de uma intensa campanha de vacinação contra a Febre Amarela em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua com a aplicação das doses as terças e quintas, em todas as UBS´s da cidade. O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri ainda não recebeu notificação oficial do Ministério da Saúde, quanto à recomendação da OMS de se aplicar apenas uma dose ao longo da vida. Porém, ele lembra que sempre foi divulgado que era necessário se vacinar apenas uma vez e no Brasil havia se adotado a prática de duas doses, no máximo.

Durante o mês de março foram feitas diversas ações, como Postos Itinerantes de vacinação e as modalidades de combate ao mosquito transmissor das doenças dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Já foram aplicadas na cidade mais de 49 mil doses, de janeiro a esta data.

A vacinação contra a febre amarela está sendo realizada somente as terças e quintas, nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. O diretor explica que a demanda já está menor na cidade, visto que a maioria das pessoas já tomou as doses necessárias da vacina.

O Ministério da Saúde adotou, desde segunda, 05 de abril, a aplicação de dose única para áreas com exigência de vacinação. Até então, a recomendação era de que, após 10 anos da primeira dose, houvesse um reforço. O Brasil era o único país do mundo que ainda exigia a dose extra.

O governo também estuda a possibilidade de aplicar a dose fracionada (de 0,5 ml para 0,1 ml), com a criação de um Plano de Contingência. A composição da vacina continuará a mesma e será modificado apenas o volume colocado na seringa.

Jorn. Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar