WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/11/2009 - Dia “D” contra a dengue acontece neste sábado

No sábado, dia 21, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Controle de Zoonoses, em parceira com a Secretaria de Governo, Settrans, Seppai, EFOP e Tiro de Guerra, realizarão o Dia “D” de Combate à Dengue, das 8h às 12h, em vários pontos da cidade. A ação tem como slogan: “Unidos contra a Dengue. Você é o melhor agente de saúde de sua casa”.

Neste ano, as medidas adotadas são as blitze educativas. As ações estarão concentradas em sete pontos diferentes da cidade: Av. Odilon Fernandes, Av. Prudente de Morais, Av. Santa Beatriz, Av. Gabriel Junqueira, Av. Lucas Borges e Av. Edilson Lamartine Mendes, e também no centro, no Calçadão da Rua Arthur Machado. A iniciativa visa sensibilizar a população quanto aos riscos da doença e como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. De acordo com o Diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Luis Ribeiro, cerca de 100 pessoas estarão envolvidas nas atividades educativas.

No Calçadão, a população terá oportunidade de receber orientações e materiais informativos. Nas blitze contarão com a presença dos guardas municipais, que irão abordar os motoristas e os agentes de saúde realizarão o trabalho de conscientização. “Temos que mostrar para a população, que ela é a peça fundamental no controle da Dengue na cidade. Os agentes de saúde passam nas residências a cada dois meses. Então o morador tem que estar atento sobre os possíveis criadouros do mosquito”, destaca o diretor.

Dados - De 1 de janeiro até 23 de outubro, o DCZ contabilizou 498.557 visitas em todos os tipos de imóveis existentes no município de Uberaba (residências, prédios, terrenos baldios, construções, entre outras edificações). Já nos 142 pontos estratégicos da cidade (ferros velhos, grandes borracharias, cemitérios, chafarizes, clubes desativados, e outros), onde o trabalho é feito quinzenalmente, as duas equipes já realizaram 19 ciclos completos. No item saneamento ambiental (conjunto de medidas que busca preservar ou alterar as condições do meio ambiente, visando prevenir as doenças), foram fabricadas 642 tampas de caixas d’água e vedadas 684.

Em relação aos pneus, foram 2.729 atendimentos, coletados 59.529 unidades de pneus, que resultou em 691.072,0 kg. Tendo como destino, o Eco ponto, local de acondicionamento dos pneus recolhidos na cidade. Desde a sua entrada até a saída, todos eles são tratados com larvicida e adulticida, e o recolhimento é constantemente efetuado pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos – ANIP.

Nos mutirões de limpeza realizados no período de 27/01 a 29/05 deste ano, foram visitados 54.059 imóveis, retirando 216,5 caminhões com possíveis criadouros do mosquito. Na segunda edição, o mutirão já passou por cinco bairros: Jardim Triângulo, Jardim Indianópolis, Vila Planalto, Vila Raquel e Fabrício, recolhendo cerca de 16 caminhões até o momento. De acordo com Índice de Levantamento Rápido do Aedes aegypit (LIRAa) realizado em outubro, o nível médio de infestação predial ficou em 0,97%, quase 1%, limite considerado tolerável pelo Ministério da Saúde.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar