Saúde

30/03/2017 - Com alto índice do LIRAa Boa Vista terá esquema especial de combate ao Aedes nesta sexta

O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri divulgou hoje informação à população sobre uma ação específica de combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro Boa Vista, na sexta-feira (31), durante todo o dia. De acordo com dados do último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), o local é um que atingiu altos índices de infestação, despertando a atenção do Núcleo de Educação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O LIRAa é uma metodologia utilizada para mapear os locais com maior proporção/ocorrência de focos do inseto e criadouros predominantes. Desta vez, o índice em Uberaba chegou a 3%, considerado aceitável para o período do ano.

Por isso, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) contará com apoio do Núcleo de Educação da SMS, visitando casas e locais de risco para a orientação quanto a locais de proliferação do mosquito. Nelson pede à população que receba as equipes devidamente identificadas para ajudar no combate ao mosquito que transmite doenças como dengue, zika, chicungunya e febre amarela. “Queremos sensibilizar a população, porque os principais focos estão dentro das casas. A equipe de educação estará distribuindo material explicativo e conversando com as pessoas para que possamos extinguir os focos na cidade”, diz. 

De acordo com o boletim do LIRAa, mais de 30% dos focos foram encontrados em vasos de plantas e bebedouros de animais. E pouco mais de 24% em outros depósitos secundários, como lixos.

E o combate é feito em diversas frentes de trabalho, por várias equipes da SMS, com o Mutirão de Limpeza, o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, em que a equipe passa de casa em casa recolhendo objetos que possam acumular água, além do motofog. Somente no Mutirão de Limpeza, de janeiro a março, foram recolhidas mais de 100 toneladas de materiais descartados pela população que poderiam acumular água.

Lembrete – nesta quinta-feira (30), será montado um Posto Avançado de Vacinação no Ceasa (BR-050 – Parque Hilea), um pouco mais cedo, a partir das 7h até as 16h para que os produtores rurais, comerciantes, trabalhadores e consumidores do Ceasa possam ter acesso à vacina. Além disso, vale também lembrar que a vacinação contra a Febre Amarela está sendo realizada somente as terças e quintas, nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. 

Jorn. Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub