Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Defesa Social

30/03/2017 - Educação no Trânsito promove capacitação de condutores de veículos da Zoonoses

A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, por meio do Departamento de Educação no Trânsito, realizou nesta quarta-feira (29), um curso de capacitação aos condutores de veículos da Zoonoses. A ação foi realizada a pedido da Secretaria de Saúde.
 
Durante o curso, o Departamento de Trânsito faz um alerta quanto a quantidade de acidentes que ocorrem por falta de cuidado ou atenção ao trânsito. O chefe de Educação no Trânsito, Helio Reis, destacou que o uso de aparelho celular no volante tem sido a causa de muitos acidentes, e mesmo que na cabeça do condutor a consulta ao aparelho seja para algo muito rápido, bastam apenas dois segundos de desatenção para causar um acidente grave.
 
Foi realizado um levantamento da frota de veículos em Uberaba no dia 05 de março de 2017. De acordo com os dados do Detran, Uberaba está com 212.763 veículos, dos quais 45.488 são motos, com os números apenas indicando o nº de veículos emplacados em Uberaba.  Com esses dados, é possível afirmar que na cidade hoje, temos 2 veículos para cada 3 pessoas.
 
“Em Uberaba ocorrem de 8 a 12 acidentes envolvendo motos e carros a cada dia, representando 240 acidentes por mês. E dos acidentes de trânsito que ocorrem em todo o Brasil, cerca de 43 mil pessoas morrem em acidentes e outras 515.750 ficam inválidas. A cada 4 minutos uma criança morre em acidente de trânsito. E os estudos indicam que 9 em cada 10 mortes poderiam ser evitadas com o uso de equipamentos de segurança. Os índices realmente são muito alarmantes”, aponta Hélio.
 
A palestra ainda reforçou a importância do uso do cinto de segurança, demonstrando todos os danos que podem ocorrer a pessoas sem cinto, durante um acidente. O Brasil hoje está na 5º posição mundial em quantidade de fatalidades no trânsito. O trabalho da secretaria de trânsito visa conseguir conscientizar a população para que os acidentes se reduzam em 50% até 2020.
 
“Estamos buscando formar multiplicadores dessas ações. Precisamos que as pessoas mudem suas atitudes durante o trânsito, só assim vamos conseguir diminuir os acidentes. Qualquer instituição ou empresa pode solicitar nossas palestras junto ao Departamento de Educação no Trânsito da Prefeitura. Quanto mais as pessoas se mobilizarem, mais teremos chance de mudar esse comportamento”, destaca Hélio.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub