WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/03/2017 - Assembleias reúnem mais de 200 propostas para serem apresentadas na IX Conferência Municipal de Saúde


 
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram assembleias que darão subsídio à IX Conferência Municipal de Saúde de Uberaba cujo tema será “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do cidadão uberabense”. No sábado (25), o evento será o foro municipal dos debates sobre as políticas de saúde do município, aberto a todos os segmentos e será realizado, das 8h às 18h, no anfiteatro da PMU.
 
As pré-conferências aconteceram simultaneamente em três locais, que abrangeram a população dos bairros circunvizinhos do Abadia, Santa Marta e Boa Vista. De acordo com o secretário de Saúde, Iraci Neto, foi positivo o número de propostas apresentadas pela população de Uberaba, que foi em torno de  200.
 
O secretário garante que o Conselho Municipal de Saúde, na pessoa da presidente Maria José de Oliveira, tem trabalhado na divulgação junto à comunidade para que, no sábado, durante a IX Conferência Municipal de Saúde, possa ser finalizado esse instrumento de gestão que vai nortear as nossas ações em relação à saúde pública de Uberaba. “A expectativa, com o Plano Municipal de Saúde, é de construir um projeto dentro da realidade do município, para fortalecer os serviços básicos de assistência em saúde e implantar serviços mais robustos, como o Hospital Regional previsto para estar em funcionamento ainda em 2017”.
 
A conferência acontece como uma recomendação do Conselho Municipal de Saúde, logo no início da gestão, para que se possa traçar essas diretrizes, que serão discutidas durante o evento. “Vamos acertar o passo, colocando em pauta as diretrizes propostas da última conferência de 2015 e incluir as novas, inclusive as recolhidas no Planeja Uberaba, com foco na gestão eficiente”, comenta.
 
No sábado, a nona edição da Conferência Municipal de Saúde de Uberaba, terá discussões variadas, contando também com a presença de representantes de entidades classistas, ONGs, usuários do SUS e todas as pessoas interessadas nas propostas de saúde pública para a cidade.
 
Os objetivos da IX Conferência Municipal de Saúde são: discutir o tema principal da Conferência; apresentação da situação de saúde atual no município e da execução das propostas aprovadas na VIII Conferência Municipal de Saúde; apreciar as ações prioritárias a serem implementadas na rede pública de Saúde do Município, e referendar as ações ainda não executadas, aprovadas na VIII Conferência Municipal de Saúde para comporem o Plano Municipal de Saúde 2018-2021, além de possibilitar a participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde do Município, como prática efetiva da cidadania, participação e inclusão social.
 
As propostas apresentadas serão avaliadas e, estando conforme o Regulamento serão lidas em plenária e, se aprovadas, farão parte do Relatório Final da IX Conferência Municipal de Saúde de Uberaba.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar