WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/03/2017 - Uberaba apresenta índice menor do que o último resultado do LIRAa comparado ao mesmo período

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta segunda (20), o boletim do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), que é uma metodologia utilizada para mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito, ou seja, identificar áreas da cidade com mais proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.
 
Desta vez, o índice chegou a 3% em Uberaba. O secretário de Saúde, Iraci Neto, afirma que é um número esperado, pelo período do ano, em que há alternância de chuva e sol, propiciando a reprodução do mosquito. Iraci ressalta que, em 2016, não houve relatório, mas comparativo a 2015 (3,42%), o índice do LIRAa está abaixo neste ano.
 
O LIRAa é uma boa ferramenta de mobilização da população, pois acusa os bairros com maior incidência de focos. No resultado deste relatório, sete conjuntos de bairros foram os mais preocupantes. Vale lembrar que citam-se aqui alguns bairros de uma área de abrangência do resultado, ou seja, os bairros vizinhos a esses também fazem parte do resultado:
 
O primeiro que abrange bairros na região do Parque das Américas, Vila Planalto, Jd. Induberaba, Mário Franco. O segundo na parte da cidade dos bairros, Santa Marta, São Sebastião, Morada das Fontes. Outro conjunto de bairros em que a infestação também está alta: Gameleira, São Vicente, Leblon, Parque São Geraldo. Existe também grande infestação nas imediações dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Jd. Califórnia, Manoel Mendes. O Boa Vista, Morada do Sol, Vila Arquelau formam outro conjunto de bairros em que há grande preocupação com o foco. E o último conjunto de bairros são os que ficam nas imediações do Costa Teles, Silvério Cartafina.


Mais de 30% dos focos foram encontrados em vasos de plantas e bebedouros de animais. E pouco mais de 24% em outros depósitos secundários, como lixos.


O secretário Iraci afirma que é um momento crucial de conscientização da população para se conseguir vencer um ano sem graves problemas com as doenças relacionadas ao Aedes. “Nós estamos fazendo todo o trabalho de prevenção com os mutirões de limpeza, o motofog e o trabalho de rua. O índice está relativamente controlado, porém continuamos em estado de alerta para evitar a proliferação do vetor que transmite as doenças. A população tem que somar ao nosso trabalho, pois somente com o Mutirão de Limpeza, já recolhemos mais de 50 toneladas de lixo. Isso mostra que limpamos de fora, mas ainda tem muito lixo dentro das casas. Por isso precisamos da colaboração para não termos surtos na nossa cidade”, ressalta. 

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar