WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/02/2017 - CTA faz programação de orientação e prevenção de DST’s

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está com uma iniciativa de prevenção e orientação quanto as DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, visto a proximidade do carnaval. Durante a programação, aproximadamente 10.000 preservativos serão distribuídos.
 
Hoje dia 17, a equipe do CTA estará visitando boates, casas de prostituição, casa de massagem e abordagem na rua com os profissionais do sexo disponibilizando preservativos e orientações sobre as DSTs.
 
“Como este ano não haverá carnaval, o CTA está com essa programação antecipada amanhã à noite e na próxima semana teremos uma unidade móvel de testagem rápida de HIV”, explica Robert Boaventura de Souza, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica.
 
No próximo dia 21 a equipe do CTA estará em frente a uma concessionária, na Avenida Marcus Cherem, das 19h às 00h com a Unidade Móvel de Coleta para a realização da testagem rápida para o HIV, que é uma proposta do Ministério da Saúde, Projeto Fique Sabendo. Durante o período de carnaval a unidade móvel de testagem ficará nessa localidade.
 
Uma das estratégias do Ministério da Saúde no combate à epidemia das DST’s é o Fique Sabendo, ação direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população. Nestas ações são utilizados testes rápidos, que fica pronto em cerca de 30 minutos, sendo necessária apenas uma gota de sangue. O diagnóstico precoce é importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e promover o acompanhamento do paciente, evitando o desenvolvimento de doenças, além de permitir que o paciente inicie o tratamento mais cedo.
 
Ana Paula Neves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar