WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/02/2017 - SMS já recebeu 25 mil doses de vacina da febre amarela

O Estado confirmou o envio do quinto lote, na próxima quarta-feira, mas a SMS tem ainda aproximadamente 2.600 doses distribuídas nas unidades de saúde

A Secretaria de Saúde faz um balanço das doses de vacina da febre amarela enviadas até semana passada pela Secretaria de Estado de Saúde, sendo 17 mil doses em janeiro e 8 mil neste mês de fevereiro. Ainda há aproximadamente 2.600 doses disponibilizadas no município, sendo ministradas somente as terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, destaca que além do trabalho da unidade móvel na zona rural, algumas unidades ainda têm algumas doses disponibilizadas para atender a população. “Estamos diariamente em contato com o Estado para termos a confirmação de chegada do quinto lote de vacina da febre amarela, assim como da quantidade, e a informação que temos é que quarta-feira de tarde chega, mas ainda não nos informaram quantas de doses”, explica o diretor.

Importante destacar que as unidades que ainda estão vacinando, senhas são entregues para organizar o atendimento de acordo com as doses disponibilizadas. Quanto ao bloqueio realizado na zuna rural, 201 vacinas da febre amarela foram aplicadas, grande parte da população da zona rural já estavam imunizadas, visto que procuraram as unidades de saúde.

Robert reforça sobre a orientação quanto a imunização, visto que não está sendo realizada campanha de vacinação. “Uma pessoa precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida para estar totalmente imunizada. Tomar a vacina em excesso, ou seja, fora do período determinado pelo Ministério da Saúde pode ser prejudicial. Quem não tomou as duas doses da vacina quando criança deve tomar a primeira dose e 10 anos depois a de reforço e acima de 60 anos tem que apresentar prescrição médica”, pontua.

Ana Paula Neves
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar