WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

10/02/2017 - SEDEST e MP apresentam proposta do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil

A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte e o promotor de Justiça Carlos Alberto Valera se reuniram com diversos representantes de instituições e órgãos públicos, na manhã desta quinta-feira (09), para apresentar a proposta do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil elaborado por equipe técnica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Defesa Civil de Uberaba.


“A legislação obriga o município a fazer o plano, então nós instauramos um procedimento, fizemos um contato prévio com o secretário Wellington Ramos e ele, sensibilizado, iniciou tratativas com o Ministério Público para a elaboração do plano. Então nós sugerimos que ele fizesse o contato com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro para que eles pudessem nos subsidiar nos trabalhos e essa reunião foi justamente para isso. Então nós procuramos trazer e convidar todos os órgãos que têm interface com Defesa Civil, para que possamos construir um termo de referência que vai ser o balizador de estudos que vamos fazer para a elaboração do plano”, explica Carlos Valera.
Ainda segundo ele, será feito um mapeamento e todos os órgãos envolvidos da prefeitura e dos demais órgãos do Estado e até da União serão ouvidos para identificar e adotar ações emergenciais em áreas de risco e na sequência no plano como um todo.


O secretário da Sedest, Wellington Cardoso Ramos, pontua que há muitos fatores positivos a serem destacados. “O envolvimento do Ministério Público, através do promotor Carlos Valera, e no outro aspecto o envolvimento da comunidade acadêmica que são a UFTM e o IFTM, para elaboração desse plano, porque é algo a ser feito com muita técnica. Claro que o município detém todos os dados relacionados a ocorrências de defesa civil, porque nós temos a Defesa Civil, mas falta o trabalho técnico de sistematizar isso em um plano para sabermos até mesmo como nos mobilizarmos em situações de emergência, como por exemplo, caso aconteça um grave acidente com várias pessoas feridas, quantas vagas em UTI teríamos para levá-las”, ressalta o secretário.


E conclui: "são todas essas situações que precisam constar de um planejamento, para que a Defesa Civil esteja mobilizada permanentemente e não apenas nas situações de emergência. Então há vários fatores positivos a serem destacados nisso e num final depois de elaborado o plano, o engajamento da população, porque fazem parte da Defesa Civil todos os cidadãos, o primeiro a ser envolvido na situação de defesa civil é exatamente o cidadão."


O próximo encontro será em no máximo 10 dias, para elaboração do termo de referência. Fazem parte da comissão de acompanhamento para andamento dos trabalhos: MPMG, PMU, Codau, Cemig, Infraero, Samu, Bombeiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar.

Ana Paula Neves
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar