WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

01/02/2017 - Secretaria de Trânsito prepara ação educativa na porta das escolas na volta às aulas

A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes realizará do dia 06 ao dia 24 de fevereiro, uma ação educativa na porta das escolas com intuito de conscientizar os motoristas para que infrações não ocorram no momento de deixar o filho na porta das escolas.  Esse será um dos primeiros trabalhos do projeto Trânsito Seguro 2017, da Seção de Educação no Trânsito e ocorrerá no horário de saída da manhã, por volta das 11h e nos horários de entrada da tarde, às 13h.


“A ação de volta às aulas é realizada todos os anos, mas infelizmente continuamos a perceber que muitas infrações ainda são cometidas. Queremos conscientizar os pais motoristas quanto à importância de não parar em fila dupla e de não levar criança, menor de 10 anos, no banco da frente, além de outras infrações que eles sempre cometem. Os pais precisam zelar pela segurança de seus filhos, além de dar bons exemplos”, pontua o chefe de Educação no Trânsito, Hélio Reis.


Neste ano, o projeto de volta às aulas da Educação no Trânsito atuará em conjunto com o Departamento de Trânsito. Além dos 3 funcionários responsáveis pela parte educativa, estarão presentes na ação 3 agentes de trânsito que, se surgir a necessidade, atuarão com ações punitivas. A equipe irá trabalhar em escolas, particulares, municipais e estaduais, de acordo com um levantamento já realizado, das escolas que mais enfrentam esses problemas.


O intuito principal será de reforçar o trabalho educativo na porta das escolas. Hélio destaca que a presença dos agentes, possibilitará que seja feita uma avaliação quanto ao fluxo de trânsito no quarteirão no momento de entrada e saída dos alunos. Os agentes poderão observar o trafego para analisar a possibilidade de alteração de sinalização, que melhore o momento de parada dos motoristas.


No entanto o chefe de Educação no Trânsito, Hélio Reis alerta aos motoristas que, as infrações cometidas como uso de celular ou o não uso de cinto de segurança, irão gerar autuações, por parte dos agentes de trânsito. “Tem muitas infrações que qualquer motorista sabe que não pode cometer em momento nenhum, pois estarão passiveis de serem penalizados. É importante frisar que as leis de trânsito existem para zelar pela segurança e a vida de todo cidadão”, enfatiza Reis.  


Uma das dicas da Secretaria de Trânsito é para que os pais dos alunos se atentem de deixar o material escolar próximo ao aluno, de forma a fazer um desembarque rápido na porta da escola. “Temos muitos pais que colocam o material no bagageiro, daí tem que descer do carro, abrir porta mala, enfim, ações que poderiam ser evitadas e que gerariam agilidade”, pontua.


A educação no Trânsito também conversará com os motoristas de vans, de forma a manter sempre o alerta, de que não pode haver superlotação e principalmente, que todas as pessoas dentro da van devem usar o cinto de segurança, incluindo o ajudante do motorista.


Por parte do departamento de Educação, serão implantados um sistema de notificações do bem e de multas morais. A multa moral irá mostrar ao motorista em quanto ele seria penalizado se ele fosse autuado, enquanto a notificação do bem irá parabenizar aqueles que estiverem corretos. 


No final do mês será feito um levantamento das causas dos principais problemas que venham a ocorrer nas portas das escolas. A partir disso, a secretaria irá avaliar as próximas ações para coibir essas ocorrências, como se a necessidade será de mais palestras para os alunos, ou se será preciso se reunir mais com os pais, enfim, qual o melhor curso de ação.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar