WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/01/2017 - Terceiro lote da vacina da Febre Amarela é distribuído nas unidades de saúde

A Secretaria da Saúde recebeu na tarde desta segunda-feira dia 30, o terceiro lote da vacina da Febre Amarela. São 5 mil doses que foram distribuídas em todas as unidades de saúde do município, sendo ministradas somente às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.
 
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, destaca que é necessário ficar atento aos horários de funcionamento das unidades de saúde, lembrando que não está sendo promovido nenhum tipo de campanha de vacinação da Febre Amarela, visto que Uberaba não registrou nenhuma notificação de casos da doença, a mais de 10 anos.
 
Orientação quanto a Imunização - A SMS já conquistou junto a Secretaria de Estado de Saúde com esse terceiro lote, 16 mil doses da vacina, para atender a população que não está imunizada. Uma pessoa precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida para estar totalmente imunizada. O esquema vacinal ocorre quando criança, aos 9 meses é ministrada a primeira dose e depois toma o reforço aos 4 anos e é o suficiente.
 
Quem não tomou as duas doses da vacina, tem de tomar a primeira dose e 10 anos depois a de reforço, e já está imunizado. Vale esclarecer que, se a pessoa tomou a primeira dose aos 9 meses, mas passou de 5 anos sem tomar a segunda dose, ela terá de tomar as duas doses dentro do prazo estipulado em 10 anos.
 
Acima de 60 anos é preciso apresentar uma prescrição médica, para que seja avaliado se existe algum risco para se tomar a vacina. É importante que essa avaliação seja feita por um médico que tenha o histórico clínico do paciente, para que ele possa avaliar a relação de risco benefício para a pessoa.
 
Ana Paula Neves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar