WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/01/2017 - Defesa Civil alerta população para cuidados no período de chuva

As pancadas de chuvas que vem ocorrendo no mês de janeiro estão constantes e a Defesa Civil de Uberaba, da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, pede que a população tenha a atenção redobrada e tomem alguns cuidados, de forma a amenizar os estragos causados pelas chuvas.
 
É importante que as pessoas se lembrem de desconectar aparelhos elétricos da tomada para evitar curtos circuitos. Os documentos e objetos de valor devem ser colocados dentro de sacos plásticos e armazenados em local alto e seguro. Outro cuidado importante que a população tem que tomar é de colocar o lixo na rua, nos dias e horários corretos, pois na ocorrência de fortes chuvas, os lixos podem ser arrastados e entupir bueiros e bocas de lobo, o que ocasiona pontos de alagamentos.
 
Todos os motoristas devem ter cautela e reduzirem consideravelmente a velocidade dos veículos, evitando passar por locais onde não se pode ver a rua. É importante que cada pessoa tome alguns cuidados diários como fazer a limpeza dos telhados e desobstruir as calhas. Os ralos, esgotos, galerias e valas devem ser mantidos limpos, bem como os quintais, becos e ruas têm de ficarem livres de entulhos. Árvores que apresentem risco de queda devem ser podadas e as paredes pouco confiáveis têm de ser reforçadas.
 
É necessário que a população conscientize as crianças para que elas não fiquem brincando em enxurradas ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou se contaminar contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose. É preciso que se busque um local seguro para deixar os animais de estimação.
 
O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli, alerta ainda aos moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco) para que desocupem a área imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência, ou no caso de perceberem que árvores, poste e muros estejam se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência. Uma dica importante é a de não plantar pés de bananeiras nos taludes, uma vez que elas acumulam água aumentando o risco de deslizamento.
 
Durante chuvas intensas é recomendado que lanternas e pilhas estejam em fácil acesso e em condições de uso. Quem mora as margens de rios e próximo a encostas devem sair de casa. Acima de tudo, é importante que cada um mantenha a calma e acione as autoridades competentes como Policia Militar – 190, Corpo de Bombeiros – 193 e Defesa Civil – 199.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar