WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/01/2017 - Postos de Saúde aplicarão vacina da BCG exclusivamente na quarta e sexta-feira

Medida valerá pelo período de 23 de janeiro a 03 de março

A Secretaria de Saúde alterou a data que os postos farão a vacinação da BCG. No período de 23 de janeiro a 03 de março, as mães que tiverem de vacinar os recém-nascidos contra a tuberculose deverão procurar os postos de saúde nas quartas e sextas-feiras. A medida foi tomada devido à alta procura da população pela vacinação contra a febre amarela, que é ministrada nas terças e quintas-feiras, mesmo dia em que era feita a vacinação da BCG.


O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, explica que as vacinas de febre amarela são enviadas em lotes de 10 doses, e depois de aberto, o lote tem uma duração de 6 horas. Para evitar o desperdício, foram definidos os dias da semana para se ministrar a vacina de maneira que se possa concentrar um maior número de pessoas em um mesmo dia.


“O que tivemos foi uma grande procura de pessoas buscando pela vacina da febre amarela nesse início de ano. Chegamos a registrar na terça-feira passada, o atendimento de 400 pessoas para tomarem a vacina”, pontua Robert.


O problema que estava sendo enfrentado é que, como a vacina da BCG era aplicada nos mesmos dias. Quando as mães chegavam com as crianças para vacinar de BCG elas tinham prioridade no atendimento, tanto pelos bebês serem de colo, quanto pela condição de muitas ainda estarem se recuperando de cesarianas, o que é contra indicado ficarem aguardando em filas no hospital.


Outro apontamento feito por Robert é de que a vacina da BCG tem uma aplicação diferente das demais vacinas. “Ela é intradérmica, e tem uma aplicação mais demorada do que o normal em vacinas. Com isso estava ocorrendo descontentamento da população que aguardava na fila pela febre amarela e gerando muitas reclamações”, pondera.


Com a decisão, espera-se vacinar todos que tem buscado pela vacina da febre amarela com mais agilidade, não deixando de atender as crianças que tem que tomar a BCG, que previne a tuberculose. A vacina, aplicada no nascimento é a que deixa uma marca no braço, um sinal de que inflamou e o organismo criou os anticorpos para combatê-la.


Os enfermeiros aptos a aplicar a vacina precisam passar por um curso de capacitação para prática, pois geralmente saem da universidade apenas com o conhecimento teórico e a BCG possui um sistema mais específico de aplicação por ser intradérmica.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar