WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

30/12/2016 - Departamento de Educação no Trânsito elabora balanço das atividades realizadas em 2016

A Seção de Educação no Trânsito, vinculada à Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), realizou inúmeras atividades específicas para a promoção da educação no trânsito.


O chefe do departamento, Hélio dos Reis Santos, explica que, ao longo do ano, foram feitas blitze sobre a importância da utilização da faixa de pedestre bem como blitze em estabelecimentos comerciais e ações na porta das escolas da cidade. “A ação de volta às aulas aconteceu durante os meses de fevereiro, março e abril. O foco do trabalho foi promover o trabalho educativo com os pais e responsáveis por transportarem as crianças e adolescentes. A blitz nas faixas de pedestre aconteceram com maior frequência nos meses de julho e agosto e as blitze em estabelecimentos comerciais tiveram foco em locais como estacionamentos de shoppings e supermercados”.


Hélio ainda ressalta que, durante todo ano, a Seção faz o cadastramento do cartão de estacionamento especial de idosos e deficientes e teve participação efetiva em reuniões ordinárias e extraordinárias tanto do Conselho Municipal de Direitos dos Idosos (CMDI) quanto do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefu).


O departamento também realizou palestras sobre educação no trânsito em parceria com a Guarda Municipal e empresas. “Essas palestras acontecem, geralmente, mas não de forma exclusiva, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat)”, Hélio esclarece.


Também foram realizadas palestras em escolas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Além disso, a Seção participou de eventos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), como o 1º Encontro Sócio-Cultural de Pessoas com Deficiência e o projeto Portas Abertas.


Hélio também relembra que foram promovidos, juntamente com a Sedest, a Semana Nacional do Trânsito, o “Maio Amarelo”, a Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito e o Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Acidentes no Trânsito. “Estes eventos exigem maior tempo de planejamento e possuem atividades realizadas com parceiros de diversas entidades como, por exemplo, o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, o Departamento de Estradas e Rodagens, o Corpo de Bombeiros, o Centro Avançado de Legislação no Trânsito, o Sest/Senat, entre outros.”, finaliza.

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar