WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/11/2009 - SMS promove capacitação dos profissionais de saúde para campanha de vacinação contra meningite

Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou uma capacitação entre os enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão participar da Campanha de Vacinação Contra a Meningite Tipo C. Ação pioneira organizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, que tem como prioridade imunizar na cidade de Uberaba 7.662 crianças menores de dois anos de idade.

No Estado, a campanha tem início no dia 28 de novembro. Já o município antecipará a ação, começando no dia 23, próxima segunda-feira. A campanha será finalizada no dia 04 de dezembro. Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane de Lacerda Damasceno, a expectativa é imunizar 100% das crianças correspondente à faixa etária da campanha.

Ela destaca que os pais poderão comparecer às unidades de saúde, a partir da próxima semana, tendo em mãos o cartão de vacina do menor. “É extremamente importante a presença do cartão, por ser a implantação da vacina no Estado”, destaca a diretora. Todas as crianças entre 3 e 11 meses de vida receberão a primeira dose e depois de 60 dias, a segunda, e também receberão uma dose de reforço, após 1 ano de idade. Crianças de 1 ano e menor de 2 anos, receberão somente uma dose. “Após esta campanha, a vacina fará parte do calendário básico de vacinação do Estado de Minas Gerais e estará também, em todas as unidades de saúde”, ressalta Eliane. O dia “D” da Campanha acontecerá no dia 28 de novembro, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde.

A meningite é uma inflamação das membranas do cérebro que recobrem o sistema nervoso central. É provocado por bactérias, vírus, fungos e parasitas, além de algumas causas não infecciosas. Nesta campanha o foco está no subgrupo C, provocado por bactéria. Entre 2006 e 2008, foram notificados e investigados três surtos de doença meningocócica no Estado. Todos os três foram causados pelo meningococo do sorogrupo C.

Segundo dados do DATASUS, em maio de 2009, o valor médio de uma internação (média complexidade) para o tratamento de processo toxi-infeccioso do cérebro ou da medula espinhal tinha um custo de 265,20 a 28.885,83 reais. Neste valor não foram inclusos os custos indiretos, provocados pela meningite, com a internação e os cuidados durante a vida, caso ela apresente sequelas (retardo mental e surdez).

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar