WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/11/2009 - SMS realiza mobilização contra a tuberculose

A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Saúde, promoverá no dia 24 de novembro (terça-feira), uma comemoração ao Dia Nacional de Mobilização Contra a Tuberculose, na Praça Rui Barbosa, das 8h30 às 11h30, com o objetivo de divulgar e alertar a população sobre os cuidados, as formas de transmissão e a busca pelo diagnóstico precoce da doença. Neste dia, a organização do evento disponibilizará aferição de pressão e encaminhamentos para as unidades de saúde para a realização de exames.

De acordo com a Referência Técnica em Tuberculose do Município, Patrícia Borges D. Alexandre, durante a semana, os Agentes Comunitários de Saúde trabalharão nas comunidades com a busca ativa e encaminhamento para exames, que serão realizados em todas as unidades de saúde de Uberaba. “Nós estamos preparando uma Semana de Mutirão Sintomático Respiratório. Os agentes vão procurar na comunidade as pessoas que tem os sintomas suspeitos de tuberculose, como a tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de catarro”, destaca a referência técnica. Os outros sintomas da doença são: suor noturno, a falta de apetite, perca de peso, cansaço, dor no peito, acompanhada ou não de febre.

Segundo Patrícia, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) oferece tratamento gratuito aos pacientes desde o início até a cura. Além disso, ele visa também, a redução dos índices de abandono do tratamento. “Temos que mostrar a todos que a doença não está controlada. E pedimos a colaboração da sociedade para nos ajudar a aumentar a detecção de novos casos, fazendo os exames. Só assim vamos conseguir diminuir a transmissão da doença”, acrescenta Patrícia. Esta campanha de mobilização faz parte do Ministério da Saúde, e busca reduzir o abandono do tratamento para menos de 5%, detectar 70% dos casos estimados, curar 85% dos casos notificados, expandir a cobertura do tratamento supervisionado para os municípios prioritários e oferecer teste anti-HIV para 100% dos adultos com tuberculose.

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil a doença é a 9ª causa de internações por doenças infecciosas. São notificados 80 mil casos por ano e desses, 5 mil casos vão a óbito, o que resulta na 4ª causa de mortes por doenças infecciosas. A doença é a 7ª causa em gastos com internação no SUS por doenças infecciosas. A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão é direta e ocorre de pessoa para pessoa, onde o doente expele a bactéria ao falar, espirrar ou tossir, em pequenas gotas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Todos os portadores da doença têm acesso gratuito ao tratamento que pode levar de seis meses a um ano para todas as formas da tuberculose, com exceção da tuberculose meninge.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar